
A partir de janeiro de 2024, carros elétricos, híbridos e híbridos plug-in comprados fora do país voltarão a pagar Imposto de Importação. As alíquotas serão gradualmente recompostas até chegarem a 35% do valor de importação em julho de 2026. Nesse período, haverá cotas iniciais para compras do exterior com isenção.
A decisão, aprovada pelo Comitê Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior (Camex) nesta sexta-feira (10/11/2023), tem como objetivo impulsionar a indústria nacional, desenvolvendo a cadeia produtiva do setor e acelerando a descarbonização da frota brasileira, conforme informado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic).
O cronograma de recomposição das alíquotas para carros elétricos, híbridos e híbridos plug-in foi estabelecido, visando criar incentivos ao mercado nacional e promover a transição para veículos mais sustentáveis. Cotas iniciais com isenção serão distribuídas, preservando a possibilidade de atendimento a novos importadores enquanto a indústria local se desenvolve.
*Com informações da Agência Brasil.
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