O Governo do Estado da Bahia, em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), realizou o maior Mutirão de Saúde do Homem já visto no país. O evento, em comemoração ao Novembro Azul, ofereceu 1,5 mil consultas com urologistas e uma variedade de exames, incluindo PSA (Antigénio Específico da Próstata), biópsias de próstata, exames de urofluxometria, cistoscopia e estudo urodinâmico. O evento ocorreu no Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) em Salvador, unidade referência em urologia no Brasil. O mutirão, que iniciou nesta segunda-feira e vai até terça (13 e 14/11/2023), preencheu suas 750 vagas para marcação prévia via internet em apenas quatro horas.
O presidente da Sociedade Brasileira de Urologia, Alfredo Caneline, ressaltou a satisfação pela dimensão do evento, tanto em termos de diagnóstico e tratamento quanto na conscientização dos homens sobre a importância de cuidar da própria saúde.
De acordo com o presidente da Sociedade Brasileira de Urologia, este é o maior mutirão de saúde masculina já realizado no país. Ele afirmou:
“Estou muito satisfeito pela repercussão que esse mutirão está tendo, não só no sentido do diagnóstico e tratamento, mas, também, na conscientização do homem sobre a necessidade dele cuidar da própria saúde.”
A secretária de Saúde do Estado, Roberta Santana, enfatizou a importância do diagnóstico precoce e da prevenção, lembrando que o câncer de próstata é a segunda principal causa de morte entre os homens. Além disso, a Bahia é pioneira na implantação de hospitais especializados na saúde do homem, proporcionando uma ação integral de combate ao câncer de próstata.
O diretor médico do HGRS, Osvaldo Neto, também urologista, enfatizou que o paciente não ficará desamparado na rede de atenção à saúde do homem. Os pacientes diagnosticados com alterações passarão por procedimentos de biópsia de próstata e, em caso de câncer, receberão tratamento cirúrgico ou radioterapia.
Mário Cézar Alves, técnico de áudio de 50 anos, morador da Pituba, em Salvador, expressou sua perspectiva sobre a prevenção ao câncer de próstata:
“Quando a gente chega em uma determinada idade, temos que deixar o preconceito de lado e procurar se cuidar, porque, se você não se cuidar agora, poderá ser pior depois.”
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




