
O mundo em que vivemos está cada vez mais tecnológico. As crianças já nascem praticamente sabendo de tudo, pois na era digital predomina o domínio da tecnologia. Desde cedo aprendem a raciocinar com rapidez e racionalidade. Quando adultos, depois de uma boa formaçãode, são capazes de criar máquinas para o desenvolvimento ou destruição da humanidade.
Na era atual o homem só pode se considerar moderno se incorporar a tecnologia em seus conhecimentos. E isso significa reunir a ciência com a técnica. No livro A inteligência artificial, Wilson Luiz Sanvito analisa como a IA impacta a vida em nosso planeta. Traçando uma linha do tempo, o autor explica como a ciência e a tecnologia foram ganhando importância com o passar dos anos, elecando seus objetivos, benefícios e desafios.
Há pouco tempo a tecnologia era algo de outro mundo. Hoje, seu avanço está cada vez mais acelarado, com mudanças importantes num curto espaço de tempo. A sociedade atual é digital. O modo de agir, de pensar, de se relacionar e de fazer o cotidiano das coisas muda constantatemente, permitindo que os novos dispositivos se implantem definitivamente no cotidiano social. Nimguém mais vive sem celular. Tudo hoje é formatado, inclusive a cultura. A Internet se tornou um instrumento prático e barato, atuando e alterando diversas funções, além de criar outras.
O mercado de trabalho mudou com as novas inovações tecnológicas. A revolução tecnológica transformou praticamente tudo, demonstrando configurações que se procedem e influenciam a Era Digital. A sociedade da informação (dos bancos de dados, fluxos de bits e imagens artificiais) faz parte do nosso cotidiano. Alguém já disse que a fronteira entre o real e o virtual está desaparecendo, e tudo o mais está se desmaterializando, pois estamos nos tornando “ativos digitais”. Se no passado era fácil saber onde começavam as máquinas e onde estavam os homens-máquinas, o mesmo não se pode observar na sociedade virtualizada, onde tudo está reduzido a bits. Em outras palavras, somos todos digitais. Já não temos olhos para ver a luz das estrelas ou o nascer do sol sobre as montanhas. Desconhecemos o desgaste do tempo.
*Luiz Holanda, advogado e professor universitário.
Seja o primeiro a comentar