Nesta quinta-feira (09/11/2023), o Brasil, em conjunto com outros 15 países, realizará a formalização da Ameripol (Comunidade de Polícias das Américas), uma entidade que terá atuação comparável à Interpol na região. O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, destacou a importância desse mecanismo diante da transnacionalização do crime organizado. A cerimônia de assinatura acontecerá no Ministério da Justiça, em Brasília, celebrando um acordo que envolveu o Ministério de Relações Exteriores e embaixadas.
O tema prioritário para a constituição da Ameripol é a intensificação da cooperação policial sobre crimes cibernéticos, incluindo o uso de criptoativos. O diretor-geral da Polícia Federal do Brasil, delegado Andrei Rodrigues, assumirá o cargo de secretário-geral da entidade. O ministro Flávio Dino e o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, também assinaram um acordo de cooperação técnica para criar o Comitê de Inteligência Financeira e Recuperação de Ativos (Cifra), focado no combate à lavagem de dinheiro por grupos criminosos, especialmente as narcomilícias.
De acordo com Dino, os eventos no Brasil têm repercussões diretas nos países fronteiriços, e a Ameripol surge como um ajuste institucional para fortalecer a cooperação e enfrentar desafios complexos relacionados à segurança pública.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




