Comissão da Câmara dos Deputados aprova projeto que pune petições judiciais abusivas cuja finalidade é prejudicar concorrência

Por unanimidade, a Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara dos Deputados aprovou na sexta-feira (22/12/2023) o Projeto de Lei 2/23, que propõe alterações na Lei de Defesa da Concorrência, visando coibir práticas abusivas no âmbito judicial que prejudicam a livre concorrência. A proposta, apresentada pelo Senado, tem como foco principal penalizar o chamado sham litigation, caracterizado pelo abuso do direito de petição ou ação judicial com o intuito claro de causar danos a empresas concorrentes.

O relator da proposta, deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA), destacou a importância da iniciativa e recomendou sua aprovação. Ele ressaltou que a prática de ajuizar ações sem fundamento, conhecida como sham litigation, tem como objetivo aumentar os custos ou reduzir a demanda dos concorrentes, especialmente aqueles de menor porte ou iniciantes no mercado. Para Mendonça Júnior, o projeto é meritório, pois acrescenta à legislação uma hipótese com probabilidade não desprezível de ocorrer.

O texto do Projeto de Lei 2/23 prevê multas de até 20% do faturamento da empresa em caso de infração à ordem econômica, sendo que os administradores também podem ser penalizados com multas elevadas. O relator apresentou um substitutivo para tornar a redação da proposta mais clara, buscando reforçar a eficácia das medidas propostas.

Agora, o Projeto de Lei seguirá para análise na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), em caráter conclusivo, onde será avaliado quanto à sua constitucionalidade. A expectativa é que a proposta seja mais um passo significativo no combate a práticas prejudiciais à concorrência no cenário econômico nacional.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner do Governo da Bahia: Campanha Ações Bahia Projetos Institucionais 0526.
Banner da CMFS: Campanha de abril de 2026 2.
Banner do INSV 20260303.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading