Nesta quarta-feira (13/12/2023), uma aura de devoção envolveu a Gruta da Fonte de Santa Luzia, localizada na Igreja do Pilar, região do bairro do Comércio, em Salvador-Bahia. Juarez Duarte Bomfim e Cecília Maringoni compartilham a experiência única de entrar na fila da fonte milagrosa nas primeiras horas da manhã, buscando lavar os olhos e coletar uma pequena quantidade da água abençoada.
Embora a fila seja relativamente pequena, muitos devotos compareceram munidos de numerosos garrafões e garrafinhas, motivados por diversos propósitos, como atender pedidos de parentes, vizinhos, ou simplesmente por devoção pessoal. Juarez reflete sobre os possíveis motivos, incluindo a ganância ou a simples vontade de incomodar os outros.
Entretanto, a espera na fila ganha um significado especial quando, às seis horas da manhã, inicia-se o foguetório da Alvorada, anunciando a primeira Missa do dia. Juarez e Cecília conseguem participar da Missa de Santa Luzia, momento sagrado da Eucaristia, agradecendo a Deus pela oportunidade.
O casal destaca a importância do exercício matinal de oração, recitando juntos: “perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido”. Esse ato, além de limpar o coração e a mente, torna-se um exercício diário.
Ao retornarem ao lar, Juarez e Cecília expressam a sensação de alma renovada e fé fortalecida, encapsulando a espiritualidade vivida na visita à Igreja do Pilar.
O “Axé” e o “Amém” encerram o relato, simbolizando a união das tradições afro-brasileiras e cristãs nesse momento de conexão espiritual.

Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Tumblr (Opens in new window) Tumblr
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




