Ministro Rui Costa anuncia início das atividades em novos campi do IFBA em Jaguaquara e Campo Formoso

Nesta sexta-feira (29/12/2023), Jaguaquara, no sudoeste da Bahia, e Campo Formoso, no centro-norte do estado, celebraram a notícia da autorização do Ministério da Educação para o funcionamento dos campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) a partir de 2024. O ministro da Casa Civil, Rui Costa, ao lado do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, participou da cerimônia em Jaguaquara, anunciando a novidade à população durante um evento que também marcou a inauguração de uma creche na cidade.

O anúncio representa a concretização de um plano mais amplo do governo federal, conforme destacou Rui Costa:

“Vamos inaugurar e colocar em funcionamento, nos próximos anos, 100 unidades dos Institutos Federais de Educação no Brasil. Aqui na Bahia, em Jaguaquara e Campo Formoso, duas unidades estavam prontas, mas sem funcionamento. O IFBA passa a funcionar em 2024! Saiu hoje a publicação!”

O IFBA em Jaguaquara beneficiará cerca de 80 municípios, proporcionando ações de ensino, pesquisa, extensão, assessoria técnica e capacitação profissional para uma população estimada em mais de 200 mil pessoas. A implantação da unidade em Jaguaquara expandirá a atuação do IFBA no território de identidade Vale do Jiquiriçá, oferecendo cursos em diversas modalidades, como Formação Inicial e Continuada (FIC) e EaD. Entre os cursos iniciais estão Finanças para Empreendedor, Tradutor de Libras, Leituras e Produção de Texto, Gestão de Pequenos Negócios e Cooperativismo, refletindo o compromisso com o desenvolvimento local.

O ministro Rui Costa ressaltou a importância das obras para impactar positivamente a vida das pessoas: “Uma obra só faz sentido se for para cuidar das pessoas. Não é a obra pela obra, mas a obra para cuidar das pessoas.” Além do IFBA, uma creche foi inaugurada em Jaguaquara, integrando as 3.600 creches e escolas que estavam paralisadas ou inacabadas no início de 2023, e que o Governo Federal readequou os valores para garantir a conclusão e entrega à população.


Descubra mais sobre Jornal Grande Bahia (JGB)

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.




Deixe um comentário

Banner de Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.
Banner com tema Assine o JGB no Google.

Descubra mais sobre Jornal Grande Bahia (JGB)

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo