Em meio à crescente tensão pela disputa territorial na região de Essequibo, na Guiana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva apelou ao “bom senso” da Venezuela e Guiana. Lula, que recentemente visitou o Oriente Médio, expressou preocupação com a escalada de conflitos na América do Sul e destacou a importância do diálogo para evitar crises desnecessárias.
“O que a América do Sul não está precisando agora é de confusão. Espero que o bom senso prevaleça do lado da Venezuela e da Guiana”, afirmou o presidente antes de deixar Dubai. Ele enfatizou que a humanidade deveria temer a guerra, pois só ocorre quando falta o bom senso e esgotam-se as opções de diálogo.
A disputa territorial, focada na área de Essequibo, será objeto de um referendo na Venezuela, liderado pelo governo de Nicolás Maduro. A região, que abrange 75% do território guianês, é reivindicada pela Venezuela desde o século XIX. Apesar de defender uma solução diplomática, Lula reconhece que a Venezuela provavelmente obterá o resultado desejado no referendo.
A tensão preocupa o Brasil, que aumentou a presença militar nas fronteiras com Venezuela e Guiana. A área em disputa inclui parte do campo de Stabroek, com grandes reservas de petróleo exploradas por empresas internacionais.
Embora a Corte Internacional de Justiça (CIJ) esteja analisando a questão desde 2018, a Venezuela rejeita sua jurisdição, preferindo o Acordo de Genebra de 1966. Este acordo, assinado antes da independência da Guiana, insta os países a buscar soluções pacíficas, conforme previsto pela Carta das Nações Unidas.
*Com informações da Agência Brasil.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




