Em um movimento inovador no estado da Bahia, a Prefeitura de Feira de Santana anunciou o lançamento do site destinado à emissão da carteira de identificação para pessoas com fibromialgia. Desenvolvida em parceria pelas secretarias municipais de Saúde e Comunicação, a iniciativa, atualmente em fase de teste, busca proporcionar maior comodidade e inclusão para aqueles que enfrentam os desafios da fibromialgia.
Por meio do endereço eletrônico fibromialgia.feiradesantana.ba.gov.br, indivíduos com mais de 18 anos podem solicitar a carteira de forma descomplicada e acessível. No caso de crianças e adolescentes, a requisição da carteira deve ser feita pelos pais ou responsáveis legais, demonstrando o compromisso com a inclusão de todas as faixas etárias.
A secretária municipal de Saúde, Cristiane Campos, ressalta o comprometimento do Governo Municipal em garantir o acesso aos direitos para todos.
“Feira é uma das poucas cidades no Brasil que teve o olhar sensível para essa questão. Aqui, já temos em vigor a lei municipal 3.962/2019 que permite o atendimento preferencial. Além disso, esse público conta com um suporte especializado fornecido por diversos profissionais nas unidades de saúde”, destaca.
A assistente social da Secretaria de Saúde, Ediliana Ramos, assegura que a falta de dispositivos ou conhecimento para anexar os documentos solicitados no site não será um obstáculo para quem busca a carteira.
“Estaremos aqui para ajudar, basta trazer os documentos solicitados na Secretaria de Saúde, e faremos todo o procedimento junto com o interessado. Vale ressaltar que a carteira de identificação da pessoa com fibromialgia é exclusiva para a população feirense”, esclarece.
Para solicitar a carteira, menores de 18 anos precisam efetuar um cadastro fornecendo todos os dados do usuário e do responsável. Documentos como RG e CPF, uma fotografia recente da pessoa com fibromialgia, um laudo médico digitalizado com informações do paciente, a Classificação Internacional de Doenças (CID), assinatura e carimbo de identificação com CRM do médico responsável, além de um exame de tipo sanguíneo, devem ser digitalizados para maior comodidade.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Tumblr (Opens in new window) Tumblr
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.





Uma resposta
Tentei acessar o site não funcionou, tem apenas uma imagem.