A Corregedoria-Geral do Tribunal de Justiça da Bahia (CGJ/TJBA) continua a promover iniciativas que buscam a ressocialização de reeducandos, destacando-se pelo lançamento de três livros escritos por internos dos Conjuntos Penais de Feira de Santana e Juazeiro. Sob os títulos “Verdades Cruas e Duras – Mulheres no Cárcere” e “Daquilo que Sinto – Líricas no Cárcere”, as obras foram apresentadas ao público durante eventos que contaram com a presença do Corregedor-Geral, Desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, e do Presidente do TJBA, Desembargador Nilson Soares Castelo Branco.
Os livros são frutos do projeto “Virando a Página”, uma iniciativa da CGJ/TJBA que, ao longo do biênio 2022/2024, promoveu rodas de leitura nos complexos penitenciários, incentivando a ressocialização e a remissão de pena. Durante essas rodas, os internos participaram de oficinas literárias coordenadas por Alex Giostri, colaborador da CGJ. O Corregedor-Geral elogiou a coragem dos autores em compartilhar seus sentimentos por meio da escrita.
No Conjunto Penal Feminino de Salvador, uma roda de leitura foi realizada, centrando-se na discussão do livro “Capitães de Areia”, de Jorge Amado, que aborda a história de meninos em situação de rua em Salvador. O debate envolveu temas sensíveis, como desigualdade racial, preconceito, discriminação de gênero e o poder transformador da educação. O Professor Everaldo Carvalho mediou a discussão, ressaltando a importância de preparar as internas para a reintegração na sociedade. O Desembargador Rotondano destacou que a educação é fundamental na transformação das pessoas.
O projeto “Virando a Página”, desenvolvido em parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária do Estado, tem como objetivo estimular a leitura, expressão oral e a produção textual pelos reeducandos, proporcionando-lhes a possibilidade de redução de pena, conforme a Resolução CNJ 391/21 e o Provimento CGJ/CCI 12/22. Além das autoridades já mencionadas, estiveram presentes na cerimônia a Juíza Auxiliar da CGJ Rosemunda Souza Barreto Valente, o Juiz da Vara de Execução Penal de Feira de Santana Fábio Falcão, a Juíza da 2ª Vara de Execução Penal de Salvador Angélica Carneiro, e o Superintendente de Ressocialização Bacildes Azevedo Moraes Terceiro, representando o Secretário de Administração Penitenciária, José Antônio Maia.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Tumblr (Opens in new window) Tumblr
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




