Corregedoria Geral do TJBA promove lançamento de livros escritos por internos em Feira de Santana e Juazeiro

A Corregedoria-Geral do Tribunal de Justiça da Bahia (CGJ/TJBA) continua a promover iniciativas que buscam a ressocialização de reeducandos, destacando-se pelo lançamento de três livros escritos por internos dos Conjuntos Penais de Feira de Santana e Juazeiro. Sob os títulos “Verdades Cruas e Duras – Mulheres no Cárcere” e “Daquilo que Sinto – Líricas no Cárcere”, as obras foram apresentadas ao público durante eventos que contaram com a presença do Corregedor-Geral, Desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, e do Presidente do TJBA, Desembargador Nilson Soares Castelo Branco.

Os livros são frutos do projeto “Virando a Página”, uma iniciativa da CGJ/TJBA que, ao longo do biênio 2022/2024, promoveu rodas de leitura nos complexos penitenciários, incentivando a ressocialização e a remissão de pena. Durante essas rodas, os internos participaram de oficinas literárias coordenadas por Alex Giostri, colaborador da CGJ. O Corregedor-Geral elogiou a coragem dos autores em compartilhar seus sentimentos por meio da escrita.

No Conjunto Penal Feminino de Salvador, uma roda de leitura foi realizada, centrando-se na discussão do livro “Capitães de Areia”, de Jorge Amado, que aborda a história de meninos em situação de rua em Salvador. O debate envolveu temas sensíveis, como desigualdade racial, preconceito, discriminação de gênero e o poder transformador da educação. O Professor Everaldo Carvalho mediou a discussão, ressaltando a importância de preparar as internas para a reintegração na sociedade. O Desembargador Rotondano destacou que a educação é fundamental na transformação das pessoas.

O projeto “Virando a Página”, desenvolvido em parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária do Estado, tem como objetivo estimular a leitura, expressão oral e a produção textual pelos reeducandos, proporcionando-lhes a possibilidade de redução de pena, conforme a Resolução CNJ 391/21 e o Provimento CGJ/CCI 12/22. Além das autoridades já mencionadas, estiveram presentes na cerimônia a Juíza Auxiliar da CGJ Rosemunda Souza Barreto Valente, o Juiz da Vara de Execução Penal de Feira de Santana Fábio Falcão, a Juíza da 2ª Vara de Execução Penal de Salvador Angélica Carneiro, e o Superintendente de Ressocialização Bacildes Azevedo Moraes Terceiro, representando o Secretário de Administração Penitenciária, José Antônio Maia.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Banner de Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.
Banner com tema Assine o JGB no Google.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading