Em uma operação conjunta denominada “Carbono”, realizada nesta quinta-feira (25/01/2024), policiais do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), com sede em Feira de Santana, desvendaram um depósito destinado à adulteração de combustível naquele município. A ação contou com a participação ativa da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz) e da Agência Nacional do Petróleo (ANP), visando combater práticas ilícitas no setor.
No interior do galpão, os agentes descobriram a presença de 18 caminhões bitrem, além de lacres rompidos que continham rótulos de uma empresa especializada na fabricação de combustíveis. Um laboratório, utilizado para adulteração dos produtos, foi prontamente desativado. A diretora do Draco, delegada Márcia Pereira, destacou que o combustível, após passar pelo laboratório, provavelmente era adulterado para aumentar o rendimento em litros, sendo posteriormente comercializado nos postos após distribuição em caminhões menores.
No depósito, a inscrição de uma empresa foi identificada, sendo autuada por infração ambiental e tributária. Suspeita-se que essa empresa comercializava o combustível de forma irregular, sem emissão de nota fiscal, e mantinha o laboratório de maneira clandestina para adulteração e armazenamento ilegal do produto. As multas aplicáveis aos atos infracionais podem ultrapassar a marca de um milhão de reais.
Uma segunda empresa, responsável pelo transporte dos combustíveis, também foi notificada devido a irregularidades constatadas. O combustível apreendido será submetido a testes no Departamento de Polícia Técnica (DPT) e na ANP. As investigações, inicialmente conduzidas pelo Draco, prosseguem para identificar todos os envolvidos no esquema ilícito.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




