A 160ª Pesquisa CNT de Opinião, divulgada nesta terça-feira (23/01/2024), revela que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem uma avaliação positiva de 62,5% dos entrevistados, que consideram seu governo ótimo ou bom. Apenas 10,8% avaliam seu governo como ruim ou péssimo. O desempenho pessoal do presidente também é aprovado por 68,7% dos entrevistados, contra 24,4% que o desaprovam.
A pesquisa, realizada entre os dias 18 e 21 de janeiro, entrevistou 2.002 pessoas em todo o Brasil, com margem de erro de 2,2 pontos percentuais e nível de confiança de 95%. O levantamento traz a avaliação do primeiro ano do governo Lula e compara com os resultados obtidos quando Jair Bolsonaro completou o seu primeiro ano de mandato, em 2020, entre outras questões do momento atual.
Lula lidera cenário eleitoral para 2026
A pesquisa também mostra as intenções de voto dos entrevistados para a eleição presidencial de 2026, em dois cenários: com e sem o ex-presidente Jair Bolsonaro como candidato. Em ambos os casos, Lula aparece na liderança, com 48,1% e 49,8% das intenções de voto, respectivamente. O segundo colocado nos dois cenários é o governador de São Paulo, João Doria, com 11,4% e 12,1%, seguido pelo ex-ministro da Justiça, Sergio Moro, com 9,9% e 10,4%.
Bolsonaro, que foi derrotado por Lula no segundo turno das eleições de 2022, aparece em quarto lugar, com 8,7% das intenções de voto, em um cenário que inclui seu nome. O ex-presidente tem uma rejeição de 56,9% dos entrevistados, que afirmam que não votariam nele de jeito nenhum. Lula tem uma rejeição de 28,9%, enquanto Doria tem 40,9% e Moro tem 37,5%.
Lula é bem avaliado nas áreas sociais e econômicas
A pesquisa também perguntou aos entrevistados quais são as duas áreas que o governo Lula tem o melhor e o pior desempenho. As áreas mais citadas como as melhores foram saúde (29,8%), educação (25,9%) e economia (20,9%). As áreas mais citadas como as piores foram segurança pública (25,7%), meio ambiente (19,8%) e infraestrutura (15,9%).
A pesquisa também avaliou a aprovação e desaprovação de algumas medidas do governo federal, como o aumento do salário mínimo, a reforma tributária, a vacinação contra a covid-19, a legalização do aborto e das drogas, entre outras. A maioria dos entrevistados aprovou o aumento do salário mínimo (86,9%), a reforma tributária (65,8%), a vacinação contra a covid-19 (92,4%) e a legalização do aborto em casos específicos (58,7%). A maioria dos entrevistados desaprovou a legalização das drogas (76,7%), a privatização de empresas estatais (59,9%) e a liberação do porte de armas (57,4%).
Lula tem expectativa positiva para o futuro do país
A pesquisa também mediu a expectativa dos entrevistados para o futuro do país em relação a emprego, renda, educação, saúde e segurança. A maioria dos entrevistados acredita que a situação do país vai melhorar ou ficar igual em todas essas áreas. A área que tem a maior expectativa de melhora é a saúde (54,7%), seguida pela educação (51,9%) e pela renda (49,9%). A área que tem a menor expectativa de melhora é a segurança (41,9%), seguida pelo emprego (43,8%).
A pesquisa também perguntou aos entrevistados se eles confiam na inteligência artificial, que é a capacidade de máquinas e sistemas realizarem tarefas que normalmente exigem inteligência humana. A maioria dos entrevistados disse que confia na inteligência artificial (55,9%), contra 34,4% que não confiam. A maioria dos entrevistados também disse que a inteligência artificial pode trazer benefícios para a sociedade (67,8%), contra 19,9% que acham que pode trazer prejuízos.
A pesquisa também abordou a realização do Concurso Nacional Unificado, que é uma proposta de seleção única para o ingresso na magistratura em todo o país. A maioria dos entrevistados disse que é favorável ao concurso unificado (65,7%), contra 18,5% que são contrários. A maioria dos entrevistados também disse que o concurso unificado pode contribuir para a melhoria da qualidade da Justiça no Brasil (69,2%), contra 14,8% que acham que pode piorar.
Conclusão
A 160ª Pesquisa CNT de Opinião mostra que o presidente Lula tem uma alta popularidade e uma boa avaliação no primeiro ano de seu terceiro mandato. O ex-presidente lidera as intenções de voto para a reeleição em 2026, com uma ampla vantagem sobre seus possíveis adversários. Lula é bem avaliado nas áreas sociais e econômicas, e tem uma expectativa positiva para o futuro do país. A pesquisa também revela a opinião dos entrevistados sobre temas relevantes para a sociedade, como inteligência artificial, concurso unificado para a magistratura, legalização do aborto e das drogas, entre outros. A pesquisa é um importante instrumento para conhecer o pensamento e o sentimento da população brasileira sobre o governo e o país.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




