A temporada de 2023 do futebol brasileiro escreveu capítulos memoráveis, repletos de feitos inéditos que ecoaram de Norte a Sul do país. As conquistas abrangeram desde campeonatos estaduais até títulos nacionais e internacionais. Os destaques foram para os times paulistas, com o Palmeiras garantindo a 12ª taça na Série A do Brasileirão e o São Paulo celebrando o título inédito na Copa do Brasil.
Além das vitórias expressivas, outras narrativas surpreendentes moldaram o ano. O Vitória conquistou pela primeira vez a Série B, o Amazonas se sagrou campeão da Série C, e o Ferroviário (CE) fez história ao tornar-se o primeiro clube com dois títulos na Série D. Na esfera internacional, o Fluminense venceu a Copa Libertadores, enquanto o Fortaleza representou o Nordeste na Sul-Americana, alcançando a final e garantindo um lugar na história.
O destaque negativo foi a queda inédita do Santos para a segunda divisão, juntando-se a Goiás, Coritiba e América-MG na zona de rebaixamento. O G4 do Brasileirão viu o Grêmio como vice-campeão, com Atlético-MG e Flamengo completando o pódio. Botafogo e Bragantino fecharam o G6 e asseguraram vaga na fase preliminar da Copa Libertadores.
Na Série B, o Vitória fez uma campanha impressionante, garantindo o acesso à elite com duas rodadas de antecedência. A emoção atingiu o ápice na disputa pelas duas vagas restantes no G4, na última rodada, com seis times competindo por promoção, um recorde no formato atual. Juventude e Atlético-GO conquistaram a sonhada ascensão.
Na Série C, o Amazonas alcançou a glória nacional ao vencer o Brusque na final, enquanto na Série D, o Ferroviário (CE) fez história ao conquistar o segundo título de forma invicta. A temporada ainda registrou a maior goleada da história do Brasileirão, com o Brasiliense (DF) vencendo o Interporto (TO) por 10 a 0.
As conquistas do Palmeiras iniciaram no início do ano, vencendo a Supercopa do Brasil contra o Flamengo. Na Copa do Nordeste, o Ceará superou o Sport na decisão. O Goiás fez história ao conquistar a primeira Copa Verde. O Fluminense brilhou na Libertadores, enquanto o Fortaleza chegou à final da Sul-Americana, mesmo que tenha ficado com o vice-campeonato.
*Com informações da Agência Brasil.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Tumblr (Opens in new window) Tumblr
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




