Em uma coletiva de balanço realizada nesta quarta-feira (06/03/2024), no Centro de Operações e Inteligência (COI), a Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA) apresentou os resultados das ações intensificadas pelas Forças de Segurança na Bahia durante os dois primeiros meses de 2024. A pasta registrou uma queda de 14,3% nas mortes violentas em comparação com o mesmo período no ano anterior, representando 124 casos a menos em todo o estado.
Durante o período de janeiro a fevereiro, houve reduções específicas, destacando-se uma diminuição de 13,2% nos homicídios, 53,8% nas lesões dolosas seguidas de morte e 29,4% nos latrocínios (roubo seguido de morte). O índice de feminicídio também apresentou uma queda notável de 23,1%.
O subsecretário da Segurança Pública, Marcel de Oliveira, enfatizou que os dados divulgados representam uma prestação de contas à sociedade, evidenciando os resultados diretos dos investimentos em recursos humanos e materiais realizados pelo Governo. Ele salientou que a integração, o uso da inteligência e os investimentos são fatores determinantes para a redução nos principais índices de criminalidade.
A delegada-geral da Polícia Civil (PC), Heloísa Brito, ressaltou o aumento nos números de inquéritos instaurados e remetidos, destacando prisões significativas, incluindo líderes de organizações criminosas. Além disso, ela mencionou a recuperação e entrega de mais de 30 celulares, apreendidos durante os circuitos do Carnaval.
O destaque do período também inclui a ausência total de registros de roubo a banco nos meses de janeiro e fevereiro de 2024, representando uma redução de 100% em comparação com o mesmo período no ano anterior. Ações direcionadas contra grupos envolvidos em ataques a bancos foram implementadas, resultando em prisões e apreensões de armas e materiais explosivos.
O subsecretário Marcel de Oliveira evidenciou a continuidade da redução desses crimes, apontando que, em 2023, a SSP registrou apenas 10 roubos a bancos na Bahia, marcando o menor número em nove anos, com uma redução de 96,4% em relação a 2014, ano que apresentou 279 ocorrências.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




