Banco Central comunica vazamento de dados de 46 mil chaves Pix

O Banco Central (BC) informou nesta segunda-feira (18/03/2024) que cerca de 46.093 chaves Pix de clientes da Fidúcia Sociedade de Crédito ao Microempreendedor e à Empresa de Pequeno Porte Limitada (Fidúcia) tiveram seus dados cadastrais vazados. Esse é o sexto incidente de vazamento de dados desde a implementação do sistema instantâneo de pagamentos, em novembro de 2020.

De acordo com o BC, o vazamento ocorreu devido a falhas pontuais nos sistemas da instituição de pagamento. Os dados expostos foram os cadastrais, sem impacto direto na movimentação financeira dos clientes. Informações protegidas pelo sigilo bancário, como senhas e saldos, não foram comprometidas.

Embora o impacto potencial para os clientes seja considerado baixo, o BC decidiu comunicar o incidente em nome da transparência. Os clientes afetados serão notificados por meio do aplicativo da Phi Pagamentos ou do internet banking da instituição. O BC alertou para desconsiderar qualquer comunicação por outros meios, como chamadas telefônicas, SMS ou e-mails.

A exposição dos dados será investigada e pode resultar em sanções, como multas e até exclusão do sistema Pix, dependendo da gravidade do caso. Todos os incidentes relacionados com chaves Pix são acompanhados pelo BC em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados.

*Com informações da Agência Brasil.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading