Banco Central revela vazamento de dados de 87 mil chaves Pix

Vazamento de dados das chaves Pix preocupa Banco Central.
Vazamento de dados das chaves Pix preocupa Banco Central.

O Banco Central (BC) anunciou que 87.368 chaves Pix de clientes da Sumup Sociedade de Crédito Direto S.A. tiveram seus dados vazados, marcando o sétimo incidente do tipo desde o lançamento do sistema, em novembro de 2020. O vazamento, que ocorreu entre 28 de setembro de 2023 e 16 de março de 2024, expôs informações como nome do usuário, CPF, instituição de relacionamento, agência e número da conta. Embora não tenha impacto direto nas transações financeiras, o incidente levantou preocupações sobre a segurança dos dados pessoais dos clientes. O BC destacou que medidas estão sendo tomadas para investigar o ocorrido e que sanções podem ser aplicadas à instituição de pagamento responsável pelo vazamento.

Este foi o sétimo incidente de vazamentos de dados do Pix desde sua criação, em novembro de 2020. O histórico desses incidentes aponta para uma necessidade urgente de reforço na segurança dos dados dos clientes, especialmente no que diz respeito às informações sensíveis utilizadas no sistema Pix. A exposição de dados cadastrais de clientes representa uma séria violação da privacidade e segurança, e medidas rigorosas devem ser tomadas para garantir a integridade e confiabilidade do sistema de pagamentos instantâneos.

*Com informações da Agência Brasil.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141888 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário