Banco Central comunica vazamento de dados de 46 mil chaves Pix

Vazamento de informações cadastrais de clientes da Fidúcia é o sexto incidente desde o lançamento do sistema Pix, em 2020.
Vazamento de informações cadastrais de clientes da Fidúcia é o sexto incidente desde o lançamento do sistema Pix, em 2020.

O Banco Central (BC) informou nesta segunda-feira (18/03/2024) que cerca de 46.093 chaves Pix de clientes da Fidúcia Sociedade de Crédito ao Microempreendedor e à Empresa de Pequeno Porte Limitada (Fidúcia) tiveram seus dados cadastrais vazados. Esse é o sexto incidente de vazamento de dados desde a implementação do sistema instantâneo de pagamentos, em novembro de 2020.

De acordo com o BC, o vazamento ocorreu devido a falhas pontuais nos sistemas da instituição de pagamento. Os dados expostos foram os cadastrais, sem impacto direto na movimentação financeira dos clientes. Informações protegidas pelo sigilo bancário, como senhas e saldos, não foram comprometidas.

Embora o impacto potencial para os clientes seja considerado baixo, o BC decidiu comunicar o incidente em nome da transparência. Os clientes afetados serão notificados por meio do aplicativo da Phi Pagamentos ou do internet banking da instituição. O BC alertou para desconsiderar qualquer comunicação por outros meios, como chamadas telefônicas, SMS ou e-mails.

A exposição dos dados será investigada e pode resultar em sanções, como multas e até exclusão do sistema Pix, dependendo da gravidade do caso. Todos os incidentes relacionados com chaves Pix são acompanhados pelo BC em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados.

*Com informações da Agência Brasil.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141890 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário