ONU apresenta seis medidas para prevenir uma nova “carnificina nuclear”

Secretário-geral da ONU, António Guterres, propõe ações urgentes para evitar uma escalada perigosa no cenário nuclear global.
Secretário-geral da ONU, António Guterres, propõe ações urgentes para evitar uma escalada perigosa no cenário nuclear global.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, participou de um debate aberto do Conselho de Segurança sobre “Desarmamento Nuclear e Não-proliferação”, onde destacou a urgência de evitar uma nova catástrofe nuclear. Ele enfatizou que as tensões geopolíticas atuais aumentaram o risco de guerra nuclear ao seu ponto mais alto em décadas, alertando para o fato de que os esforços para evitar uma tragédia nuclear estão enfraquecidos pela ausência dos Estados com armas nucleares nas negociações.

Guterres apresentou seis ações cruciais para combater esse perigo iminente. Primeiramente, ele propôs aumentar o diálogo entre os Estados para prevenir o uso de armas nucleares e encerrar a troca de ameaças. Em seguida, enfatizou a importância de reafirmar moratórias sobre testes nucleares, priorizando a entrada em vigor do Tratado de Proibição Total de Ensaios Nucleares. Além disso, Guterres defendeu a transformação dos compromissos de desarmamento em ações concretas e a adoção de um acordo conjunto de primeira utilização, onde os países concordariam em não ser os primeiros a utilizar armas nucleares. Por fim, ele enfatizou a necessidade de reduzir o número de armas nucleares, liderado pelos Estados com os maiores arsenais nucleares, como os EUA e a Rússia, e o apoio dos Estados sem armas nucleares para garantir a verificabilidade e irreversibilidade do desarmamento nuclear.

O secretário-geral também expressou preocupação com as tecnologias emergentes, como inteligência artificial e domínios cibernéticos, que aumentaram as vulnerabilidades e os riscos. Ele destacou a necessidade de denunciar claramente as ameaças de uma guerra nuclear, reiterando que uma guerra nuclear nunca deve ser travada, pois nunca poderá ser vencida.

*Com informações da ONU News.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141884 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário