Presidente da Finlândia elogia dissuasão nuclear dos EUA após adesão à OTAN

Após a adesão da Finlândia à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), Alexander Stubb assumiu a presidência com promessas de estreitar os laços com Washington e o Ocidente. Na cerimônia de posse na sexta-feira (01/03/2024), Stubb enalteceu o status de dissuasão nuclear que a filiação à OTAN proporciona à Finlândia, destacando a presença de mísseis norte-americanos como um elemento-chave desse conceito. O novo líder, indicado pelo Partido da Coalizão Nacional, derrotou seu adversário Pekka Haavisto, em uma eleição disputada, assumindo o cargo oficialmente de Sauli Niinisto, que presidiu a adesão do país à OTAN no ano passado.

Stubb, que já ocupou o cargo de primeiro-ministro e ministro das Relações Exteriores, ressaltou durante sua campanha eleitoral que estava aberto à possibilidade de permitir o transporte, mas não o armazenamento, de armas nucleares norte-americanas em território finlandês, chamando essas armas de “uma garantia de paz”. Após sua posse, ele reiterou seu entusiasmo pela OTAN e pelas armas nucleares, enfatizando que a Finlândia agora desfruta de uma dissuasão nuclear completa graças à sua associação à aliança.

A adesão da Finlândia à OTAN gerou tensões com a Rússia, país com o qual compartilha uma extensa fronteira. Moscou argumentou que essa medida ameaçou, em vez de garantir, a segurança finlandesa. A retórica hostil foi acompanhada por ações, como a criação de um novo distrito militar russo na fronteira com a Finlândia. Vladimir Putin, presidente russo, destacou que não havia problemas antes da adesão finlandesa à OTAN, mas alertou que haveria agora. Apesar das tensões, Stubb defende que a filiação à OTAN representa o alinhamento final da Finlândia com os valores ocidentais.

Embora o cargo de presidente da Finlândia seja em grande parte cerimonial, o ocupante desempenha um papel na formulação da política externa e é o comandante-em-chefe das Forças Armadas do país. A adesão à OTAN e o apoio a armas nucleares norte-americanas refletem a posição de Stubb de fortalecer os laços com o Ocidente em meio a um cenário geopolítico tenso.

*Com informações da Sputnik News.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner do Governo da Bahia: Campanha Ações Bahia Projetos Institucionais 0526.
Banner da CMFS: Campanha de abril de 2026 2.
Banner do INSV 20260303.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading