Projeto de Política Nacional de Qualidade do Ar é aprovado pelo Senado e aguarda sanção presidencial

O Senado aprovou o PL 3.027/2022, que estabelece princípios e objetivos para a Política Nacional de Qualidade do Ar, visando preservar a saúde pública e o meio ambiente.
O Senado aprovou o PL 3.027/2022, que estabelece princípios e objetivos para a Política Nacional de Qualidade do Ar, visando preservar a saúde pública e o meio ambiente.

A Política Nacional de Qualidade do Ar, aprovada pelo Senado, visa assegurar a preservação da saúde pública e da qualidade ambiental, com foco na prevenção e no desenvolvimento sustentável. Entre seus objetivos, destacam-se a definição de limites máximos de emissão atmosférica, a adoção de padrões de qualidade do ar e a criação de planos setoriais de gestão da qualidade do ar.

Segundo o projeto, a União estabelecerá padrões nacionais de qualidade do ar, enquanto estados e o Distrito Federal poderão criar regulamentos próprios, desde que mais restritivos. O monitoramento da qualidade do ar será realizado pelos órgãos ambientais integrantes do Sistema Nacional do Meio Ambiente, com a criação de uma Rede Nacional de Monitoramento da Qualidade do Ar.

O projeto também prevê a elaboração de inventários de emissões atmosféricas pelos estados e pelo Distrito Federal, contribuindo para a formulação de planos estaduais ou distrital de gestão da qualidade do ar. Além disso, propõe a elaboração de um Plano Nacional de Gestão da Qualidade do Ar, a ser atualizado periodicamente pelo Ministério do Meio Ambiente.

*Com informações da Agência Senado.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141884 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário