No final do ano passado, a equipe do Hospital Ana Nery (HAN), Salvador, realizou o primeiro implante de microdispositivo cardíaco do estado da Bahia, marcando o terceiro procedimento desse tipo pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Gerido em parceria pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e pela Secretaria de Saúde do Estado, o HAN vem se destacando pela incorporação de tecnologias inovadoras em seus tratamentos.
O microdispositivo implantado, cerca de 93% menor que os marca-passos convencionais, é aproximadamente do tamanho de uma grande cápsula de vitaminas. Diferentemente dos dispositivos tradicionais, que são colocados no peito do paciente com eletrodos direcionados ao coração, este modelo não possui cabo eletrodo, sendo implantado diretamente no órgão.
O paciente que recebeu o implante, após dez anos de hemodiálise e uso de marca-passo, é um exemplo da eficácia dessa nova tecnologia. O cardiologista Luiz Carlos Passos, professor da UFBA e diretor geral do HAN, ressaltou que, devido à ausência de eletrodos e incisões no peito do paciente, as chances de complicações após o implante são mínimas. Além disso, ele destacou o compromisso do hospital em proporcionar acesso às mais avançadas tecnologias em saúde para pacientes e profissionais.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




