A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) aprovou, em sessão realizada nesta terça-feira (16/04/2024), o Projeto de Lei proposto pelo presidente da casa, deputado Adolfo Menezes, que confere ao município de Ipirá o título de “Capital Estadual da Produção Industrial e Artesanal de Calçados e Artefatos de Couro”. A iniciativa, votada por unanimidade dos parlamentares presentes em dois turnos, visa fortalecer e valorizar a produção local, além de estimular o desenvolvimento econômico e cultural da região.
Segundo o texto do projeto aprovado, cabe ao Poder Executivo a implementação de políticas e programas de incentivo à produção de couro em Ipirá, com o intuito de impulsionar o desenvolvimento territorial. Além disso, o projeto institui o Festival do Couro, a ser realizado anualmente no mês de abril na cidade, com o objetivo de promover a visibilidade da produção local e valorizar a cadeia produtiva do couro. O Festival será acompanhado pela Exposição Estadual do Couro – EXPOCOURO, reforçando o potencial turístico e cultural do município.
O relator do Projeto de Lei na Comissão de Constituição e Justiça, deputado Euclides Fernandes (PT), destacou a relevância da proposição de Adolfo Menezes, ressaltando a existência de três curtumes de couro em funcionamento em Ipirá, que contribuem significativamente para a cadeia produtiva do couro artesanal e industrial. Fernandes salientou ainda que os Polos Industrial e Comercial geram cerca de 7 mil empregos diretos e indiretos por meio das lojas de fábrica e artefatos de couro. No plenário, a relatoria do projeto foi conduzida pelo deputado Tiago Correia (PSDB).
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




