O Governo do Estado da Bahia anunciou nesta segunda-feira (01/04/2024) um investimento significativo de R$ 28 milhões em qualificação de mão de obra para o ano de 2024. Essa iniciativa busca atender à crescente demanda por profissionais qualificados, especialmente no contexto da notícia de que a BYD, a maior fabricante de carros de energia limpa do mundo, planeja gerar cerca de dez mil empregos diretos e indiretos no estado.
Em parceria com o Senai de Camaçari, o Governo está disponibilizando cursos gratuitos para preparar os trabalhadores interessados em ingressar nesse mercado. Nesta primeira etapa, estão sendo oferecidas 500 vagas para quatro cursos específicos, com inscrições abertas até a próxima sexta-feira (5). Esses cursos visam atender aos requisitos da montadora chinesa e proporcionar uma preparação eficaz aos candidatos.
Um dos exemplos desse esforço é Ederson Cerqueira Santos, estudante do último módulo do curso técnico em eletromecânica no Senai de Camaçari, que já garantiu sua inscrição no curso de manutenção de máquinas industriais voltado para a seleção na BYD. Ele destaca a importância desses cursos para se destacar no mercado de trabalho e aproveitar as oportunidades de emprego oferecidas por empresas de renome como a BYD.
A parceria entre o Senai e o Governo do Estado não é novidade, pois já se mostrou eficiente em outras iniciativas, como o projeto Amazon, que qualificou mão de obra para a antiga empresa automobilística Ford. O gerente da unidade do Senai Camaçari, Sérgio Martins, ressalta a abrangência e a qualidade dos cursos oferecidos, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social da região.
Além dos cursos específicos para a BYD, o Governo do Estado destina parte desses investimentos para programas como o Qualifica Bahia e o Juventude Produtiva, que visam criar oportunidades de geração de trabalho e renda para diversos públicos, incluindo mulheres, jovens, negros, pessoas em privação de liberdade e pessoas com deficiência. Essa abordagem diversificada reflete o compromisso do Governo em atender às diferentes demandas da população e impulsionar o mercado de trabalho na Bahia.
O secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Davidson Magalhães, destaca a importância de capacitar a mão de obra local para atender às exigências do mercado, especialmente em parceria com empresas como a BYD, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do estado e gerando mais oportunidades de emprego para os baianos.










Deixe um comentário