O mês de março registrou elevação no Valor Bruto da Produção (VBP) agrícola brasileira, ultrapassando a marca de R$ 1,14 trilhão. Nesse período, culturas como soja, milho, cana-de-açúcar, café e laranja destacaram-se, contribuindo com 52% do valor total, enquanto bovinos, aves e suínos representaram 25% na pecuária. O advogado especialista em direito agrário, Francisco Torma, considera esse resultado satisfatório, evidenciando um crescimento de 12,5% nos últimos cinco anos, indicativo do contínuo desenvolvimento do agronegócio nacional e de sua contribuição para a economia do país.
No entanto, esse avanço poderia ter sido ainda maior não fosse pela estiagem, que impactou a produção de soja e milho, especialmente nos estados do Centro-Oeste, e pela redução nos preços das commodities. Francisco Torma ressalta que os valores das sacas de soja e milho ficaram abaixo das expectativas, o que afetou os lucros dos produtores, considerando que os custos de produção permanecem elevados.
No contexto das lavouras, a soja e o milho foram as culturas mais afetadas, com reduções de 19,8% e 10,8% no VBP, respectivamente. Esse declínio é atribuído à fase de colheita dessas commodities, que são predominantemente cultivadas durante o verão, especialmente nos estados do Mato Grosso, Pará e Goiás. Além disso, Francisco Torma destaca o papel significativo da avicultura e suinocultura, principalmente na região sul, no panorama do VBP da pecuária.
Apesar dos desafios enfrentados, como a crise climática e a queda nos preços dos grãos, o setor agropecuário brasileiro mantém seu desempenho sólido, registrando valor acima de um trilhão de reais pelo quinto ano consecutivo, conforme dados da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Esse feito reflete a resiliência e importância do agronegócio para a economia nacional, mesmo em períodos adversos.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




