As fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde a semana passada já afetaram mais de 780,7 mil pessoas, conforme dados da Defesa Civil. O número de óbitos chega a 75, com seis casos ainda sob investigação, além de 155 feridos e 103 desaparecidos.
Essa catástrofe climática já é considerada a pior da história do estado, superando eventos anteriores. A situação levou 95,7 mil pessoas a abandonarem suas casas, entre desalojados e desabrigados, em 334 dos 497 municípios gaúchos.
Além disso, mais de 420 mil pontos seguem sem energia elétrica e 839 mil residências (27%) estão sem abastecimento de água. As chuvas também causaram bloqueios em 113 trechos de 61 rodovias estaduais.
Uma comitiva liderada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, juntamente com outras autoridades, desembarcou na Base Aérea de Canoas (RS) para avaliar a situação e prestar apoio. Enquanto isso, a população se mobiliza para ajudar, doando itens essenciais como colchões, cobertores, água potável e cestas básicas.
Seis barragens no RS com risco de ruptura; 18 estruturas apresentam fragilidade
O governo do Rio Grande do Sul anunciou neste domingo (05/05/2024) que o estado está enfrentando uma situação crítica com seis barragens em risco iminente de ruptura devido às fortes chuvas. Além disso, outras 12 barragens estão em estado de alerta ou atenção, demonstrando a fragilidade das estruturas em meio às condições climáticas adversas.
Desde a última semana, as intensas chuvas no estado têm afetado significativamente a população, causando inundações, deslizamentos de terra e colocando em risco a segurança das barragens. O total de mais de 780,7 mil pessoas afetadas e 75 mortes evidencia a gravidade da situação.
Entre as barragens em estado crítico, destacam-se a PCH Salto Forqueta, em São José do Herval e Putinga, e a barragem 14 de julho, que sofreu um rompimento parcial na última quinta-feira (2) entre Cotiporã e Bento Gonçalves. Com o aumento das preocupações com a segurança das estruturas, o governo estadual e autoridades competentes intensificaram o monitoramento e adotaram medidas emergenciais para garantir a segurança da população.
Presidentes da Câmara e do Senado prometem medidas extraordinárias para reconstrução do RS
Neste domingo (5), os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco, anunciaram a necessidade de medidas extraordinárias para a reconstrução do Rio Grande do Sul após as enchentes. Após reunião com representantes dos governos federal, estadual e municipal, eles se comprometeram a trabalhar no Congresso Nacional para elaborar um pacote de ações que reduza a burocracia e amplie o apoio financeiro ao estado.
Lira convocou uma reunião do colégio de líderes da Casa para discutir o assunto, enquanto Pacheco prometeu reduzir ao máximo a burocracia para agilizar os trabalhos de reconstrução. O ministro Edson Fachin, representando o STF, também assegurou apoio para criar um regime jurídico especial e transitório para o RS.
Governador do RS, Eduardo Leite, solicitou linhas especiais de crédito para os municípios afetados e flexibilização da legislação fiscal, destacando a urgência de ações excepcionais diante da crise.
Presidente Lula garante verba para reconstrução de estradas no Rio Grande do Sul
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assegurou neste domingo (5) apoio financeiro para a reconstrução das rodovias atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Acompanhado de autoridades dos Três Poderes, Lula destacou a importância de agilizar os processos burocráticos para garantir a recuperação das estradas estaduais e municipais afetadas pelas fortes chuvas que assolam o estado.
Em meio a uma das piores catástrofes climáticas da história gaúcha, o governador Eduardo Leite alertou para o risco de desabastecimento e destacou a necessidade de ações imediatas para restabelecer as condições de normalidade. O presidente Lula prometeu empenho do governo federal para agilizar a liberação de recursos e minimizar os impactos da tragédia nas comunidades afetadas.
*Com informações da Agência Brasil.

Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Tumblr (Opens in new window) Tumblr
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




