A Grande Loja Maçônica do Estado da Bahia (GLEB) realizou a eleição para o Grão-Mestrado de 2024, culminando na escolha de Claudiano Fonseca como novo Grão-Mestre. A votação contou com a participação dos irmãos das Lojas Jurisdicionadas, que optaram pela Chapa 1, assegurando a continuidade dos projetos em desenvolvimento na instituição. Claudiano Fonseca, portanto, assume o cargo de Grão-Mestre e Primaz do Brasil, função exercida, atualmente, com competência, por Arlindo Neto.
A Chapa 1, vencedora com 2.105 votos, o equivalente a 67,9% do total, será composta também por Eloan Ferreira, que ocupará o posto de Grão-Mestre Adjunto e é membro da Augusta, Respeitável Loja Simbólica Maçônica ∴ Harmonia, Luz e Sigilo, nº 46, cuja sede é em Feira de Santana. Eldon Sales assumirá como Grande Primeiro Vigilante e Baltazar Miranda Saraiva, desembargador do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA) será o Grande Segundo Vigilante. A eleição, que registrou 3.100 votos no total, teve a Chapa 2 com 995 votos, representando 32,1% do total.
A apuração dos votos foi supervisionada por Luís Vinícius Aragão, conselheiro da OAB/BA, representando a presidente da OAB/BA, Daniela Borges. A presença de membros e integrantes das chapas concorrentes, além de autoridades do Tribunal Maçônico, incluindo presidente, promotores e desembargadores, reforçou a transparência do pleito.
Durante a proclamação do resultado eleitoral o venerável mestre da Loja Harmonia, Luz e Sigilo, Carlos Eduardo de Teive Argolo, esteve presente.
Reforma modernizadora
Seguindo a tendência dos últimos anos, o processo eleitoral foi realizado de forma totalmente online, garantindo maior inovação e praticidade.
A inovação foi introduzida pelo grão-mestre Arlindo Neto, um dos principais nomes da maçonaria brasileira, que promoveu profunda reforma na infraestrutura física e na gestão da Grande Loja da Bahia, sendo responsável pela modernização da instituição no segundo decênio do século XXI.
A posse do novo grão-mestre e da diretoria eleita está marcada para o dia 27 de julho de 2024, iniciando um mandato de quatro anos.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




