Eucaristia é a resposta de Deus à fome do coração humano, afirma Papa Francisco

Em uma recente postagem na rede social X, o Papa Francisco sublinhou a significância da Eucaristia como a resposta divina à fome mais profunda do coração humano. A mensagem do Pontífice foi publicada no dia 30 de maio, data em que é celebrada a Solenidade de Corpus Christi tanto no Vaticano quanto no Brasil e em diversos outros países.

Através de sua conta @Pontifex, que conta com milhões de seguidores e se comunica em nove idiomas, o Papa Francisco ressaltou o valor transcendental da Eucaristia como um elo direto entre Deus e a humanidade. Ele destacou a presença real de Cristo na Eucaristia, que oferece alimento, consolo e sustentação para os fiéis ao longo de suas jornadas.

Em sua homilia durante a missa de Corpus Christi em 2020, realizada na Basílica de São Pedro, Francisco enfatizou a importância da Eucaristia em motivar ações concretas de solidariedade.

“A Eucaristia nos levanta de nosso confortável sedentarismo, nos lembra que não somos apenas bocas para alimentar, mas também somos suas mãos para alimentar nosso próximo. Agora é urgente que cuidemos de quem tem fome de alimento e dignidade, de quem não tem trabalho e luta para sobreviver. Devemos fazer isso de forma concreta, como concreto é o Pão que Jesus nos dá”, afirmou o Pontífice.

As celebrações eucarísticas dos anos anteriores também foram marcadas por reflexões sobre a fome e sede espiritual. Em 2021, o Papa destacou a necessidade de reconhecer a própria sede de Deus para participar plenamente da Eucaristia. Ele observou que, muitas vezes, essa sede espiritual está diminuída, e que é necessário buscar um renovado desejo por Deus para que Ele possa revelar-se como fonte de vida nova e esperança confiável.

Em 2022, durante o Angelus de Corpus Christi na Praça São Pedro, o Papa Francisco enfatizou que a verdadeira adoração eucarística se manifesta na preocupação com o próximo. Ele ressaltou que, além da fome física, há uma necessidade de companhia, consolo e atenção, e que a Eucaristia representa a atenção de Cristo às necessidades humanas e o convite para que os fiéis façam o mesmo com aqueles ao seu redor.

No próximo dia 2 de junho, às 17h, o Papa Francisco presidirá a missa de Corpus Christi na catedral de São João de Latrão, seguida da tradicional procissão pela Via Merulana até Santa Maria Maior, onde dará a bênção eucarística. Esta celebração retoma a tradição iniciada por João Paulo II e continuada por Bento XVI. Francisco participou desta procissão em 2013, seu primeiro ano como Papa, mas não esteve presente nas procissões de 2014 a 2016, optando por dar a bênção em Santa Maria Maior.

Em 2017, o Pontífice alterou a celebração para o domingo, buscando maior participação dos fiéis, e em 2018, realizou a solenidade em Ostia, seguindo um precedente de Paulo VI. Em 2019, a celebração ocorreu em Casal Bertone, lembrando os bombardeios da Segunda Guerra Mundial. Nos anos de 2020 e 2021, devido à pandemia de Covid-19, as missas foram realizadas na Basílica de São Pedro. Em 2022, Francisco não participou devido à recuperação de uma hospitalização, e em 2023, por limitações impostas por dores no joelho.

Solenidade de Corpus Christi: Compromisso com a Partilha e a Vida em Comunidade

A Solenidade de Corpus Christi, comemorada anualmente, remete os fiéis a uma profunda reflexão sobre o verdadeiro significado da Eucaristia. Padre César Augusto, da Vatican News, destaca que celebrar a Eucaristia e partilhar o corpo e o sangue do Senhor é comprometer-se em partilhar o que se tem e, de maneira mais significativa, a própria vida, em consonância com o exemplo de Jesus Cristo.

Desde a infância, muitos se acostumam a participar das missas dominicais, o que pode levar à banalização do ritual, transformando-o em um simples momento de oração comunitária e devoção. Padre César alerta que, quando isso ocorre, o sentido profundo da Eucaristia se corrompe.

A Eucaristia simboliza a grande amizade selada entre Deus e o ser humano. Na primeira Carta aos Coríntios, São Paulo ensina que o Senhor estabeleceu uma nova e eterna aliança através do derramamento de seu sangue, o que proporciona perdão e santificação. O pão, simbolizando o corpo de Cristo, é compartilhado entre os irmãos, reforçando a união da comunidade. “Porque há um só pão, nós todos somos um só corpo, pois todos participamos desse único pão.” (1 Cor 10,17).

Padre César enfatiza que, assim como a Igreja faz a Eucaristia, a Eucaristia faz a Igreja. A celebração eucarística não pode ser dissociada do corpo eclesial, ou seja, da comunidade de fiéis. Celebrar a Eucaristia é recordar a ação do Senhor na Última Ceia e sua morte, tornando presente seu sacrifício redentor. É também a celebração da partilha na Comunidade e a antecipação de sua vinda gloriosa.

Viver a Eucaristia implica um compromisso com o outro, um senso de responsabilidade pelo próximo. Este compromisso se reflete na partilha do pão eucarístico e do pão cotidiano, abrangendo todos os dons que Deus concede. Padre César conclui que a vida dos fiéis deve ser marcada pelo seguimento de Jesus Cristo, pela disposição em se sacrificar e compartilhar para o bem de todos, sem receio de dificuldades.

Que a celebração da Eucaristia inspire os fiéis a viverem em consonância com o exemplo de Cristo, partilhando o pão eucarístico como reflexo da partilha diária e de todos os dons recebidos.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading