Na manhã desta terça-feira (28/05/2024), a Polícia Federal deflagrou a Operação Fake Front, destinada a combater fraudes bancárias envolvendo a Caixa Econômica Federal, a previdência social e outras instituições financeiras. A investigação identificou a abertura de 19 contas bancárias em agências da Caixa Econômica Federal de Feira de Santana, na Bahia, e Brasília, no Distrito Federal, utilizando documentos falsos com o objetivo de obter recursos por meio de empréstimos fraudulentos.
Até o momento, a investigação revelou que os fraudadores utilizaram as contas bancárias abertas de forma fraudulenta para realizar diversos empréstimos, resultando em um prejuízo superior a R$ 1 milhão para as instituições bancárias afetadas. Os recursos obtidos com as fraudes foram utilizados para a compra de produtos no comércio de Feira de Santana, com grande parte dos valores sendo gastos em agências de turismo e lojas de material de construção.
A Polícia Federal rastreou o destino do dinheiro transferido para as contas abertas com documentos falsos e identificou alguns membros do grupo beneficiado pelas fraudes. Na operação de hoje, estão sendo cumpridos três mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão preventiva na cidade de Feira de Santana, todos expedidos pela 1ª Vara Federal da Seção Judiciária de Feira de Santana.
O nome da operação, Fake Front, faz referência à prática dos fraudadores de adulterar os dados na parte frontal das carteiras de identidade utilizadas para a abertura das contas bancárias. Os criminosos inseriam a fotografia e a impressão digital de integrantes do grupo na parte frontal do documento, mantendo os dados verdadeiros no verso.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




