Dezenas de empresários, representantes de organizações governamentais e investidores europeus reuniram-se nesta quinta-feira (16/05/2024), em Berlim, Alemanha, para discutir oportunidades de investimento e colaboração nos nove estados do Nordeste brasileiro.
O evento, promovido pela Apex Brasil e pelo Consórcio Nordeste, teve como foco a promoção de novas parcerias, especialmente na área de transição energética. O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, destacou o potencial da região e a importância de investimentos sustentáveis.
Atualmente, mais de mil iniciativas alemãs mantêm relações comerciais e de cooperação com diferentes estados do Brasil. Christian Forwick, representante do Ministério Federal de Assuntos Econômicos e Proteção Climática da Alemanha, apresentou esses dados e enfatizou a retomada das relações entre os países, ressaltando o potencial do Nordeste brasileiro na geração de energias limpas.
A Alemanha, comprometida com a redução das emissões de gases de efeito estufa e com a meta de alcançar a neutralidade climática até 2045, vê no Brasil um parceiro estratégico.
“O Brasil é o parceiro mais importante da América Latina para a Alemanha”, afirmou Christian Forwick aos gestores nordestinos presentes no evento.
Em seu discurso, o governador Jerônimo Rodrigues destacou a Bahia e a região Nordeste como áreas com grande potencial para investimentos e enfatizou a importância de que o capital estrangeiro contribua para além do desenvolvimento econômico, beneficiando também a inclusão social e a geração de emprego.
“Nós sabemos o que queremos. A nossa vinda aqui tem a intenção de construir um ambiente favorável à geração de renda, emprego e inclusão. Trazemos o potencial e o interesse de desenvolver uma matriz de desenvolvimento. Temos planejamento e olhamos para o presente e para o futuro”, declarou Rodrigues.
Além da Bahia, os estados do Rio Grande do Norte e Sergipe foram representados por seus governadores, Fátima Bezerra e Fábio Mitidieri, respectivamente.
O Maranhão contou com a presença do vice-governador Felipe Camarão, e os demais estados da região enviaram secretários estaduais e outros dirigentes para participar das discussões.
O evento também contou com a presença do embaixador do Brasil na Alemanha, Roberto Jaguaribe; do presidente da Apex Brasil, Jorge Viana; de representantes da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
A comitiva baiana na Europa incluiu o diretor-presidente da Bahia Investe, Paulo Guimarães; o chefe de gabinete da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), André Ferraro; o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Carlos Henrique Passos; e o diretor-geral do Senai Cimatec, Leone Andrade.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Tumblr (Opens in new window) Tumblr
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from rnal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




