Ilê Aiyê anuncia turnê mundial comemorativa de 50 anos na África e Europa

O bloco afro mais antigo do Brasil celebrará seu cinquentenário com uma turnê internacional, realizando 14 shows entre junho e julho em países da África e Europa.
O bloco afro mais antigo do Brasil celebrará seu cinquentenário com uma turnê internacional, realizando 14 shows entre junho e julho em países da África e Europa.

O Ilê Aiyê, o bloco afro mais antigo do Brasil, comemora seu cinquentenário com uma turnê mundial que levará sua música e mensagem de resistência a diversos países da África e Europa. A turnê, que acontecerá entre 24 de junho e 31 de julho de 2024, incluirá 14 shows em nove países, começando em Marrocos e terminando na Itália.

A primeira parada da turnê será em Marrocos, com duas apresentações na cidade de Essaouira, no Gnaoua World Music Festival, nos dias 24 e 28 de junho. Este festival é conhecido por celebrar a música tradicional e contemporânea, proporcionando um espaço ideal para o Ilê Aiyê iniciar sua jornada internacional.

“O público de fora é muito receptivo, porque a música é universal. É gratificante ver as pessoas cantando junto com a gente em espaços lotados,” comenta Antônio Carlos Vovô, presidente da entidade.

Após Marrocos, o Ilê Aiyê seguirá para Portugal, onde se apresentará no Festival Pé na Terra, em Faro, no dia 30 de junho. Este evento, que celebra a cultura lusófona, será uma oportunidade para o bloco afro mostrar sua música vibrante e sua história de resistência.

A turnê continuará na Irlanda, com um show no Button Factory em Dublin, no dia 4 de julho. Este clube é conhecido por receber grandes nomes da música local e internacional. Em seguida, o Ilê Aiyê se apresentará no Psicotrópicos Festival, em Amsterdã, Holanda, no dia 5 de julho. Este festival destaca a música brasileira e promove a inclusão social e cultural.

No dia 6 de julho, o Ilê Aiyê estará em Paris, França, para uma apresentação no Pan Piper, uma casa de shows renomada. No dia seguinte, 7 de julho, o bloco se apresentará em Berlim, Alemanha, no House of World Cultures, um centro de artes contemporâneas internacionais.

Ainda na Alemanha, no dia 12 de julho, o Ilê Aiyê será uma das atrações principais do Festival Internacional de Samba em Coburgo, o maior festival de samba fora do Brasil. Este evento atrai anualmente cerca de 200.000 visitantes e, nesta edição, concederá o Prêmio Humano ao presidente do Ilê Aiyê, Antônio Carlos Vovô.

No dia 14 de julho, o Ilê Aiyê se apresentará no Festival de Carnaval de Edimburgo, na Escócia, fazendo ressoar sua percussão nos históricos castelos escoceses. Voltando a Portugal, o bloco se apresentará no Mimo Festival em Amarante, no dia 20 de julho, e no Clube Oriental de Lisboa, no dia 25 de julho.

A turnê seguirá para Londres, Reino Unido, com uma apresentação no Barbican Centre, no dia 26 de julho. Este centro de arte é um dos mais importantes da cidade, oferecendo uma plataforma prestigiosa para o Ilê Aiyê. No dia seguinte, 27 de julho, o bloco se apresentará no Nits de Brasil em Barcelona, Espanha.

A última parada será na cidade de Bari, Itália, onde o Ilê Aiyê participará do Festambiente Festival, no dia 31 de julho. Este festival combina música, cinema e exposições, celebrando a cultura e a sustentabilidade. Neste evento, o Ilê Aiyê encerrará sua turnê comemorativa, compartilhando sua história e preparando-se para mais décadas de luta e empoderamento.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do Concurso Público de 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 142750 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário