Impasse político na Líbia é agravado por interesses externos, diz enviado da ONU

O impasse político na Líbia continua a se agravar, alimentado por interesses externos e disputas internas que minam qualquer progresso em direção à estabilidade. O representante especial da ONU, Abdoulaye Bathily, em entrevista à ONU News, destacou que a monopolização do processo político e a falta de comprometimento das lideranças locais são obstáculos significativos. Enquanto isso, investigações do Tribunal Penal Internacional (TPI) mostram avanços no esclarecimento de supostos crimes ocorridos no país entre 2014 e 2020.

O representante especial do secretário-geral da ONU na Líbia, Abdoulaye Bathily, expressou sua preocupação com o impasse político persistente no país. Em uma entrevista à ONU News, Bathily enfatizou que a monopolização do processo político e a competição entre líderes de transição estão impedindo a busca por uma solução duradoura. Desde a queda do regime de Muammar Gaddafi, em 2011, a Líbia tem enfrentado uma série de desafios, com o adiamento das eleições nacionais, inicialmente planejadas para dezembro de 2021, aprofundando ainda mais a crise.

Em uma tentativa de superar o impasse, líderes das cinco principais instituições líbias foram convidados para diálogos em novembro passado. No entanto, Bathily observou que essas figuras-chave não estão genuinamente comprometidas com um processo de negociação abrangente. Ele ressaltou que os interesses geopolíticos de potências regionais e internacionais estão exacerbando a situação, com o apoio externo a diferentes facções dificultando qualquer avanço rumo à estabilidade.

Além disso, Bathily alertou para a deterioração do espaço democrático na Líbia, onde rivalidades entre líderes e tensões crescentes estão reduzindo as esperanças por democracia e liberdade. O representante da ONU expressou preocupação com o aumento da pobreza, insegurança e a crescente influência de grupos armados, transformando o país em um estado mafioso. Enquanto isso, a questão da migração continua a ser uma preocupação urgente, com a Líbia servindo como uma base para atividades de contrabando e tráfico humano.

Apesar desses desafios, houve progresso nas investigações conduzidas pelo Tribunal Penal Internacional. O procurador do TPI, Karim Khan, relatou avanços significativos nas investigações sobre supostos crimes ocorridos em centros de detenção entre 2014 e 2020. As investigações, estabelecidas com base na Resolução 1970 do Conselho de Segurança da ONU, visam esclarecer violações dos direitos humanos e crimes contra a humanidade cometidos durante esse período turbulento na história da Líbia.

*Com informações da ONU News.


Descubra mais sobre Jornal Grande Bahia (JGB)

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.




Deixe um comentário

Banner de Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.
Banner com tema Assine o JGB no Google.

Descubra mais sobre Jornal Grande Bahia (JGB)

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo