O Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), promoveu nesta segunda-feira (20/05/2024) um encontro com gestores das agroindústrias da agricultura familiar. O evento, realizado no Hotel Bahiamar, em Salvador, contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues e reuniu mais de 80 gestores e especialistas em inovações tecnológicas, além de representantes de cooperativas.
Durante o encontro, foram compartilhadas experiências de sucesso na agregação de valor aos produtos da agricultura familiar, resultado do apoio do governo estadual. O governador Jerônimo Rodrigues, acompanhado da primeira-dama do Estado, Tatiana Velloso, e de secretários estaduais, reforçou o compromisso de continuar investindo na produção agroindustrial da Bahia. Ele enfatizou a importância das parcerias com instituições como Senai Cimatec e Embrapa para superar desafios tecnológicos e expandir a produção.
A Bahia é destaque nacional, ocupando o quarto lugar em número de estabelecimentos rurais com agroindústria, somando 420 empreendimentos que beneficiam 44 mil famílias em 318 municípios. Em 2023, o governo estadual destinou R$ 500 milhões para fortalecer a cadeia produtiva alimentar, desde a base produtiva até o acesso ao mercado.
Jeandro Ribeiro, diretor-presidente da CAR, destacou que encontros como este fortalecem a produção de alimentos na Bahia. Ele mencionou que mais de quatro mil produtos baianos já foram lançados, e em janeiro deste ano, 12 toneladas de alimentos foram exportadas para a Europa, ampliando a renda de milhares de agricultores familiares.
Verônica da Silva Santos, gerente da área tecnológica de microbiologia industrial do Senai Cimatec, apresentou novas tendências para o desenvolvimento das agroindústrias, incluindo softwares para aproveitamento de resíduos agroindustriais e rastreabilidade. Um acordo de cooperação entre o Governo do Estado e o Senai Cimatec foi assinado para executar um programa de formação agroindustrial, com previsão de início ainda este ano e 320 vagas disponíveis.
Virgínia Martins da Matta, pesquisadora da Embrapa, trouxe inovações para aumentar a competitividade e sustentabilidade do setor agroindustrial, com foco em boas práticas de fabricação, pós-colheita e qualidade dos alimentos, dentro da economia circular.
Exemplos de sucesso foram apresentados por líderes de cooperativas, como Joara Santos, presidente da Cooperativa dos Cafeicultores de Barra do Choça e região Ltda (Cooperbac). Ela destacou o crescimento da cooperativa e a melhoria na qualificação dos processos produtivos, beneficiando 9 mil famílias.
O governo estadual também anunciou um investimento de R$ 410 milhões em 2024 para a aquisição de alimentos de qualidade e nutritivos para a rede estadual de ensino. Serão contratados produtos como arroz, feijão, farinha, flocão de milho, aipim e polpas de frutas, diretamente dos agricultores familiares, beneficiando mais de 300 mil estudantes.
Zeni Vieira, representante da Cooperativa Agropecuária Mista Regional de Irecê (Copirecê), celebrou a comercialização de 45 toneladas mensais de flocão de milho não-transgênico para a merenda escolar, destacando o impacto positivo na produção e na renda dos agricultores.

Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




