Prefeitura anuncia fim da epidemia de dengue em Salvador

A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), anunciou nesta segunda-feira (06/05/2024) o término da epidemia de dengue na capital baiana. Segundo o novo Informe Epidemiológico Semanal divulgado pelo Centro de Operações de Emergências de Saúde Pública para a Dengue e outras arboviroses, a redução significativa nos índices da doença permitiu a revisão da classificação epidêmica decretada em fevereiro.

A vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos, ressaltou os resultados das medidas de combate à doença implementadas pela SMS. Matos enfatizou que desde o ano anterior a gestão tem investido em melhores condições de trabalho para os agentes de endemias, na estrutura e logística do Centro de Controle de Zoonoses, além do lançamento da Mobilização Salvador contra a Dengue. Essa iniciativa tem proporcionado uma série de atividades e serviços preventivos e de combate à doença em toda a cidade.

A Mobilização Salvador Contra a Dengue, iniciada em 28 de fevereiro, coordenou ações entre diversas secretarias municipais e estabeleceu parcerias com as Forças Armadas. O Centro de Controle de Zoonoses intensificou suas atividades, incluindo inspeções de imóveis, tratamento e eliminação de focos, uso de armadilhas para monitoramento, mutirões de limpeza, controle mecânico, químico e focal, além de ações educativas.

Salvador registra atualmente uma redução de mais de 50% no número de casos confirmados de dengue em relação ao mesmo período do ano anterior, totalizando 825 registros até a 18ª semana epidemiológica de 2024, comparados aos 1.772 do ano passado.

Ana Paula Matos alertou que, embora o fim da epidemia represente uma redução considerável nos casos, é necessário manter a vigilância e continuar com as medidas de combate ao mosquito transmissor. Ela reforçou a importância da colaboração entre a prefeitura e a população nessa missão.

Durante a Mobilização Salvador contra a Dengue, foram implantadas três Unidades de Pronto Atendimento (Upinhas) e capacitadas unidades da atenção básica para o manejo clínico da doença. Além disso, unidades sentinelas foram instaladas para atendimento nos fins de semana.

As denúncias e solicitações para inspeções e ações contra a dengue continuam sendo realizadas através do número 156.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Banner de Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.
Banner com tema Assine o JGB no Google.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading