O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputado Adolfo Menezes, participou, na tarde desta segunda-feira (10/06/2024), da posse do advogado Ricardo Borges Maracajá Pereira como desembargador substituto do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) para o biênio 2024/2026. Ricardo Maracajá foi escolhido no dia 3 deste mês pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a partir de lista tríplice indicada pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA).
Durante a cerimônia, Adolfo Menezes ressaltou a complexidade de conduzir eleições em um cenário marcado pela disseminação de fake news e pelo uso crescente de inteligência artificial.
“Desejo ao novo desembargador eleitoral um bom mandato, fazendo este extraordinário trabalho que realiza a nossa Corte Eleitoral, com zelo, eficiência e, sobretudo, imparcialidade. Em tempos de fake news e Inteligência Artificial, conduzir uma eleição é um grande desafio para todo o Judiciário”, declarou o chefe do Legislativo da Bahia.
Ricardo Borges Maracajá, advogado e especialista em Direito Eleitoral, Direito Tributário e Gestão Esportiva, foi procurador-geral do município de Santa Bárbara entre 2017 e 2020, e procurador em Terra Nova de 2021 a 2023. Desde 2021, ocupa o posto de auditor do Tribunal de Justiça Desportiva da Bahia (TJD-BA). Em seu discurso de posse, Maracajá reafirmou seu compromisso com a ética, rigor técnico e impessoalidade no exercício de seu mandato, representando a advocacia.
O presidente do TRE-BA, desembargador Abelardo da Mata Neto, ao saudar o novo integrante da Corte, pediu a colaboração de todos para que as próximas eleições municipais, previstas para outubro, sejam conduzidas de maneira justa e íntegra, em respeito ao Estado Democrático de Direito.
A cerimônia de posse contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o vice-governador do Estado, Geraldo Junior, o vice-presidente e corregedor-geral do TRE, desembargador Maurício Kertzman, o deputado federal Jorge Solla (PT), secretários de Estado, desembargadores do TJ-BA e do TRE, além de representantes das Procuradorias de Justiça e Eleitoral, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-BA), presidentes de partidos políticos e pré-candidatos às eleições deste ano.
Durante o evento, a importância da Justiça Eleitoral na manutenção da democracia e na garantia de processos eleitorais transparentes foi reiterada por diversos oradores. A posse de Ricardo Maracajá como desembargador substituto do TRE-BA representa um passo significativo na preparação para os próximos desafios eleitorais que o Estado da Bahia enfrentará.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




