A história de Sebastiana Campos, 82 anos, ilustra a realidade de milhões de brasileiros que enfrentam o desafio do analfabetismo. Nascida em Grajáu (MA), Sebastiana, que migrou para o Sudeste em busca de melhores condições de vida, encontrou na Educação de Jovens e Adultos (EJA) uma oportunidade de realizar o sonho de criança de aprender a ler e escrever. Sua jornada é apenas um retrato de uma realidade alarmante: segundo o Censo Demográfico 2022 do IBGE, cerca de 11,4 milhões de brasileiros com mais de 15 anos estão nessa situação.
No lançamento do Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da Educação de Jovens e Adultos (EJA), Sebastiana e outros brasileiros compartilharam suas experiências em Brasília. Entre eles, Alexandra Patrícia de Melo, 29 anos, mãe solo, que encontrou no Projovem uma chance de mudar sua vida. A iniciativa, destinada a jovens entre 18 e 29 anos que saibam ler e escrever, mas não concluíram o ensino fundamental, busca elevar a escolaridade, oferecendo qualificação profissional e promovendo a cidadania.
O pacto visa superar o analfabetismo e elevar a escolaridade da população a partir de 15 anos, contando com a colaboração entre municípios, estados e o Distrito Federal. A Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação (MEC) destaca a importância da iniciativa como uma reparação histórica para a população mais pobre e negra das regiões Norte e Nordeste.
Para o ministro da Educação, Camilo Santana, o pacto representa a compreensão federativa para enfrentar o desafio de garantir a educação de jovens e adultos, buscando integrar a educação profissional. O Programa Brasil Alfabetizado (PBA) será retomado, ofertando 900 mil vagas para estudantes e 60 mil bolsas para educadores populares, ampliando o acesso à alfabetização de pessoas com mais de 15 anos.
*Com informações da Agência Brasil.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




