O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, anunciou a ampliação do efetivo das forças de segurança pública do estado com a adição de 4.263 novos profissionais. O anúncio foi feito durante um evento no auditório do Centro de Operações e Inteligência (COI), localizado no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. Além disso, o governador autorizou a aquisição de 119 novas viaturas para fortalecer a frota das polícias militar e civil, bem como do Corpo de Bombeiros.
“Nós fizemos hoje um investimento forte para o setor de recursos humanos. Para a gente poder aumentar a quantidade de homens e mulheres tanto na rua fazendo o serviço de viatura, em campo, operacional, ou no Corpo de Bombeiros, na Polícia Civil, dentro das delegacias, mas também em áreas internas como, por exemplo, no DPT”, afirmou o governador.
Reforço no Efetivo
A convocação inclui 2.512 policiais militares, abrangendo candidatos aprovados no concurso para soldado e militares da reserva remunerada. Também foram chamados 500 candidatos aprovados no concurso para soldado do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM-BA) e 595 candidatos aprovados no concurso para o Departamento de Polícia Técnica (DPT). O secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, destacou a importância deste reforço, afirmando que os novos efetivos permitirão uma atuação mais eficaz e abrangente na segurança pública.
“Esses concursos e chamamentos vão aumentar significativamente o nosso contingente, permitindo uma atuação mais eficaz e abrangente na segurança pública. Além disso, a aquisição das viaturas será fundamental para garantir a mobilidade e a rapidez nas respostas às ocorrências, melhorando a eficiência operacional e a presença das forças de segurança em todas as regiões do estado”, destacou o secretário.
Novos Concursos e Seleções
Além do aumento imediato no efetivo, o governador autorizou a abertura de novos concursos públicos e seleções. Isso inclui 100 vagas para oficiais da Polícia Militar da Bahia (PMBA) e 265 vagas para o CBM-BA, abrangendo novos profissionais e oficiais da reserva remunerada. Também foram abertas seleções Reda para 19 técnicos de nível médio/superior para a Polícia Civil (PC) e 166 técnicos de nível superior e médio para o DPT.
O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Adson Marchesini, enfatizou a importância deste reforço para a corporação. “Vamos ampliar nossa capacidade de resposta e melhorar ainda mais o atendimento às emergências. A qualificação do nosso efetivo é fundamental para continuarmos prestando um serviço de excelência.”
Resultados Positivos
Os investimentos em segurança pública têm mostrado resultados significativos no combate ao crime em toda a Bahia. No primeiro semestre de 2024, o número de mortes violentas caiu 13% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Houve mais de 9 mil prisões, incluindo 55 líderes de facções criminosas, e a apreensão de quase 3 mil armas de fogo, entre elas 40 fuzis.
No combate ao tráfico de drogas, foram apreendidas três toneladas de entorpecentes e destruídos 245 mil pés de maconha. Esses avanços são atribuídos aos investimentos contínuos em tecnologia, inteligência, equipamentos, capacitação e aumento do efetivo das forças policiais.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Tumblr (Opens in new window) Tumblr
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from rnal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




