O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) financiará a implantação do complexo de energia solar Irecê 1, localizado nos municípios de João Dourado e Irecê, na Bahia. O empreendimento, com capacidade instalada de 161 MWp (megawatt pico), tem como objetivo atender à demanda energética da Refinaria de Mataripe, a segunda maior refinaria do país, situada em São Francisco do Conde, Bahia.
Com um valor total de R$ 418,5 milhões, o projeto faz parte de uma joint venture entre as empresas Acelen, Perfin Infra Administração de Recursos e Illian Energias Renováveis. O complexo solar contribuirá significativamente para a redução de aproximadamente 128 mil toneladas de CO2 por ano, alinhando-se aos objetivos de descarbonização da refinaria.
A previsão é que o complexo Irecê 1 comece a operar no terceiro trimestre de 2025. A construção do parque solar promoverá o desenvolvimento socioeconômico da região, gerando cerca de 530 empregos diretos e indiretos durante sua implantação.
Segundo Luciana Costa, diretora de Infraestrutura, Transição Energética e Mudança Climática do BNDES, “O parque solar – associado ao programa de descarbonização da Refinaria de Mataripe – é parte do esforço do BNDES em fomentar a transição energética”. O projeto também integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal.
O financiamento será realizado na modalidade project finance, onde o fluxo de receitas e os ativos do projeto garantem o financiamento, e será em dólar americano, correspondendo a 78% do investimento total. O custo total do complexo está estimado em R$ 530 milhões.
*Com informações da Agência Brasil.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




