O julgamento de Alexandre Passos Silva Góes, acusado pelo feminicídio de Elitânia de Souza, foi adiado pela quinta vez. Previsto inicialmente para ocorrer em 24 de julho, o julgamento foi remarcado para o dia 31 de julho, às 9h30, no Fórum Augusto Teixeira de Freitas, em Cachoeira, Bahia. A decisão foi comunicada pela Justiça na noite de 22 de julho, menos de 48 horas antes da data prevista.
Elitânia de Souza, jovem quilombola e estudante do curso de Serviço Social, foi morta a tiros por Alexandre em 27 de novembro de 2019. O crime ocorreu enquanto Elitânia caminhava para casa após as aulas na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), em Cachoeira. Alexandre não aceitava o fim do relacionamento e, mesmo com medida protetiva concedida pela Justiça, cometeu o crime. Elitânia já havia registrado duas queixas contra o ex-companheiro, relatando agressões e ameaças.
O adiamento do júri popular também resultou na mudança da data do ato público organizado pelo Odara – Instituto da Mulher Negra e pela Tamo Juntas – Assessoria Multidisciplinar Gratuita para Mulheres. A manifestação, que visa clamar por justiça para Elitânia e outras mulheres negras vítimas da violência e do feminicídio, será realizada em frente ao fórum no dia 31 de julho, às 8h.
Maria Leticia Ferreira, advogada da Tamo Juntas, expressou indignação com o novo adiamento. Segundo ela, a mudança causa transtornos devido ao longo tempo desde o crime, a revitimização dos familiares e a necessidade de intimar novamente todos os jurados e testemunhas. A advogada destaca que o adiamento, comunicado a menos de 48 horas do julgamento, impacta negativamente na mobilização de todas as partes envolvidas.
Alexandre será julgado por homicídio duplamente qualificado, incluindo feminicídio e execução mediante emboscada. As advogadas Maria Leticia Ferreira e Rosane Muniz esperam que Alexandre seja condenado com todas as qualificadoras.
Agenda
- O que: Julgamento do caso de feminicídio contra Elitânia de Souza
- Quando: 31 de julho de 2024
- Onde: Fórum Augusto Teixeira de Freitas, Praça Dr. Ivone B. Ramos, S/N – Centro, Cachoeira (BA).










Deixe um comentário