Chanceler israelense compara Erdogan a Saddam Hussein em resposta a declaração sobre “entrar” em Israel

O ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, respondeu às declarações do presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, sobre a prontidão da Turquia para “entrar” em Israel, comparando-o ao ex-líder iraquiano Saddam Hussein. Em um discurso transmitido pela televisão nacional, Erdogan afirmou que a Turquia poderia agir em Israel da mesma maneira que interveio na Líbia e em Nagorno-Karabakh.

“Devemos ser fortes. Tal como entramos em [Nagorno-]Karabakh, como entramos na Líbia, assim faremos com eles [Israel]. Não há nada que não possamos fazer. Devemos ser fortes para tomar tais medidas”, declarou Erdogan.

Em resposta, Katz utilizou a plataforma X para afirmar:

“Erdogan segue os passos de Saddam Hussein e ameaça atacar Israel. Simplesmente deixe que ele lembre o que aconteceu lá e como terminou”, postando fotos de Erdogan e Hussein para ilustrar a comparação.

A troca de declarações ocorre em um contexto de crescentes tensões entre os dois países. Na quarta-feira (24/07/2024), o primeiro-ministro israelense discursou no Congresso dos Estados Unidos, provocando protestos de ativistas anti-guerra no Capitólio. O discurso foi recebido com críticas de políticos turcos, incluindo Erdogan, que se referiram ao premiê israelense como um “criminoso de guerra” e criticaram os senadores americanos que lhe deram uma ovação de pé.

A declaração de Erdogan e a resposta de Katz destacam a complexidade das relações internacionais na região, especialmente no contexto de conflitos históricos e disputas territoriais. A referência de Katz a Saddam Hussein, líder iraquiano executado após a invasão americana de 2003, sugere um alerta sobre as potenciais consequências de ações agressivas contra Israel.

Este episódio reflete as tensões persistentes no Oriente Médio, onde declarações e ações de líderes nacionais podem rapidamente escalar para confrontos diplomáticos e militares. A comparação de Erdogan a Hussein por parte de Katz visa dissuadir qualquer tentativa de intervenção militar turca, reafirmando a postura defensiva e a prontidão militar de Israel.

*Com informações da Sputnik News.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading