A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) promoveu, na tarde desta quarta-feira (17/07/2024), uma audiência pública sobre o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) do Subúrbio Ferroviário de Salvador e seu novo traçado até a orla do bairro de Piatã. A iniciativa foi do deputado Robinson Almeida (PT), no âmbito da Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo, e ocorreu no Auditório Jornalista Jorge Calmon. Participaram do evento os secretários Afonso Florence (Casa Civil) e Jusmari Oliveira (Desenvolvimento Urbano), o vereador Tiago Ferreira, representantes da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB) e lideranças comunitárias do Subúrbio Ferroviário.
Durante o encontro, o deputado Robinson Almeida destacou a importância do transporte de massa em Salvador, ressaltando as intervenções viárias realizadas pelo Governo do Estado na capital baiana, como a Via Expressa e o Metrô. Segundo o deputado, a implementação do VLT representa a segunda revolução da mobilidade urbana em Salvador, sendo a primeira o sistema metroviário. Ele também valorizou as gestões de Jaques Wagner, Rui Costa e Jerônimo Rodrigues, que contribuíram para o avanço das obras de mobilidade na Bahia.
No mês de junho, o governador Jerônimo Rodrigues autorizou o início das obras do VLT, que serão divididas em três trechos. O primeiro trecho liga a Calçada à Ilha de São João, em Simões Filho; o segundo conecta Paripe a Águas Claras; e o terceiro vai de Águas Claras até o bairro de Piatã, totalizando 36,4 quilômetros de extensão.
O secretário estadual da Casa Civil, Afonso Florence, enfatizou os esforços do Governo da Bahia para a realização de projetos como o VLT de Salvador. Já a secretária estadual do Desenvolvimento Urbano, Jusmari Oliveira, destacou a transformação na estrutura de mobilidade na Região Metropolitana de Salvador, mencionando obras significativas como o sistema metroviário, Via Expressa, Complexo de Viadutos do Imbuí, marginais da Avenida Paralela e corredores transversais conectando a Avenida Gal Costa com a Pinto de Aguiar e a 29 de Março com a Orlando Gomes.
O diretor de obras da CTB, Eracy Lafuente Pereira Maciel, apresentou os detalhes do projeto do VLT de Salvador, que terá um investimento global de aproximadamente R$ 4,5 bilhões. A expectativa é que de um a seis trens sejam entregues até dezembro de 2025.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




