Nesta quarta-feira (03/07/2024), o Governo da Bahia oficializou a compra de 40 trens de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) do Governo do Mato Grosso, marcando um passo importante para a mobilidade urbana de Salvador e Região Metropolitana. O acordo, firmado em Brasília entre os governadores Jerônimo Rodrigues e Mauro Mendes, representa uma cooperação inédita entre estados e foi mediado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) sob a liderança do ministro Bruno Dantas Nascimento.
Os governadores destacaram o espírito colaborativo e o compromisso com os dois governos. Jerônimo Rodrigues enfatizou a importância do acordo para a expansão dos sistemas de transporte público na Bahia e agradeceu o apoio do TCU para finalizar os detalhes do investimento de R$ 820 milhões, que será pago em quatro parcelas anuais a partir de 2024. A CAF, fabricante dos trens, será responsável pelo restabelecimento técnico-operacional das máquinas.
A aquisição resultará em uma economia de 37,5% em cada VLT comparado aos valores da fabricante ROTEM, e uma economia total de mais de R$ 350 milhões em comparação com a Alstom. Os trens já prontos garantem um prazo de entrega de até 12 meses, metade do tempo previsto se comprados da ROTEM. A Bahia também contratou a CAF para garantir a manutenção nos dois primeiros anos de operação e comprará equipamentos adicionais como trilhos e materiais de telecomunicações e energia.
O acordo, que contou com a participação dos Tribunais de Contas estaduais, procuradorias-gerais dos estados e Ministérios Públicos de Contas, é o primeiro do tipo no Brasil, evidenciando o papel inovador do TCU. O ministro Bruno Dantas destacou a capacidade do TCU em mediar negociações complexas e de grande impacto para o desenvolvimento do país. O governador Mauro Mendes celebrou a conclusão das transações, ressaltando a importância da eficiência e inovação no atendimento à demanda pública.
Os presidentes dos Tribunais de Contas dos dois estados, a procuradora-geral do Ministério Público de Contas da Bahia, o procurador-geral do Ministério Público de Contas de Mato Grosso, e o presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) estiveram presentes no momento de realização do acordo.
Em 14 de junho, o Governo da Bahia autorizou o início das obras do VLT de Salvador e Região Metropolitana, que abrangerá 36,4 quilômetros e 34 paradas, conectando a Ilha de São João a Calçada, Paripe a Águas Claras e Águas Claras a Piatã.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




