Na manhã desta quarta-feira (24/07/2024), o governador Jerônimo Rodrigues participou da mesa de abertura da reunião da Câmara Técnica de Segurança Pública do Consórcio do Nordeste, realizada no Palácio da Justiça, em Brasília. O encontro contou com a presença do Ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, além de todos os nove secretários estaduais de Segurança Pública do Nordeste, o Secretário de Segurança Nacional e outras autoridades.
A iniciativa visa articular ações integradas e definir estratégias conjuntas para enfrentar os desafios da criminalidade e da violência que afetam os estados da região. Jerônimo Rodrigues destacou a importância de discutir o arcabouço jurídico de um Sistema Nacional de Segurança Pública que integre governos estaduais, municipais e o governo federal. O governador reivindicou, junto ao ministro, o orçamento para essa política e debateu o Fundo Nacional de Segurança Pública, buscando desburocratizar processos e garantir que o orçamento chegue na ponta, com inteligência, equipamentos, viaturas, coletes e a valorização profissional de toda a segurança pública.
O Ministro Ricardo Lewandowski ressaltou a importância da integração dos setores de inteligência no combate ao crime organizado. Segundo o ministro, a câmara é o primeiro passo para integrar, de fato, os setores de inteligência no combate ao crime organizado no Brasil, com o Consórcio Nordeste sendo pioneiro nesse sentido. Ele destacou a importância da presença do governador, que simboliza a relevância da pauta, e afirmou que estão inaugurando uma nova forma de enfrentar o crime organizado, onde estados e municípios colaboram com o governo federal para tornar a segurança pública mais efetiva em todo o país.
O Secretário de Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner, frisou a relevância do evento, destacando a oportunidade de apresentar a realidade do estado, mostrar as diferenças e convergências no combate ao crime organizado e promover uma maior integração entre todos os presentes.
Durante o encontro, foram abordados temas cruciais como o enfrentamento à criminalidade organizada, a valorização dos profissionais de segurança pública, o incremento dos aportes em tecnologia e o fortalecimento das políticas públicas direcionadas ao combate à violência contra a mulher. Os participantes também discutiram a necessidade de aumentar os investimentos em tecnologia, com o objetivo de modernizar os sistemas de segurança pública e torná-los mais eficientes.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




