O Banco do Nordeste e o Sebrae firmaram uma parceria estratégica para facilitar o acesso ao crédito a microempreendedores e pequenas empresas no Nordeste. A cooperação, formalizada em Maceió, visa oferecer condições de financiamento mais acessíveis, com taxas de juros reduzidas, por meio do Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe). Esta iniciativa integra o programa Acredita do governo federal.
O presidente do Sebrae, Décio Lima, enfatizou a importância dessa colaboração para a redução das taxas de juros, destacando que a garantia do Fampe minimiza os riscos financeiros e facilita a concessão de crédito. “O fundo garantidor tira o risco do sistema financeiro e o reflexo disso é fazer com que os juros caiam”, afirmou Lima.
O programa se destina a atender um milhão de pequenos negócios, distribuindo os créditos por meio de bancos públicos, privados e cooperativas de crédito. Décio Lima ressaltou a abrangência da iniciativa, observando que ela é uma política de Estado fundamental para o desenvolvimento econômico e social do país.
“O presidente Lula trouxe essa possibilidade ao Brasil: sair novamente do mapa da fome, fazer a economia crescer e dar visibilidade aos pequenos empreendedores”, disse Lima.
Paulo Câmara, presidente do Banco do Nordeste, também destacou o compromisso da instituição em apoiar os pequenos negócios, enfatizando a importância da parceria com o Sebrae para expandir as atividades e gerar emprego e renda.
“Vamos estar mais juntos do pequeno, do micro, e buscar gerar renda e emprego para muita gente; não apenas aqui em Maceió, mas em todo o Nordeste, Norte de Minas e Norte do Espírito Santo”, afirmou Câmara.
Antes da assinatura do acordo, os presidentes das duas instituições visitaram a empresa Produtos Pardal, em Maceió, um exemplo de negócio familiar que se beneficiou de parcerias anteriores com o Sebrae.
O jovem empreendedor Yan Nicolas, de 20 anos, relatou como o negócio cresceu de uma pequena produção para um empreendimento que gera oito empregos formais. Durante a visita, o superintendente-diretor do Sebrae Alagoas, Vinícius Lages, anunciou um apoio adicional à empresa com cursos e consultorias para melhorar a gestão e expandir a produção.
A parceria entre o Banco do Nordeste e o Sebrae promete impulsionar pequenos negócios em toda a região, ampliando o acesso ao crédito e fortalecendo a economia local. A iniciativa é vista como um passo significativo no suporte aos microempreendedores, promovendo o desenvolvimento sustentável e a inclusão financeira.

Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




