Nos últimos tempos, a atenção dos políticos dos Estados Unidos voltada para a América Latina tem aumentado, com o objetivo de fortalecer laços com a China. Essa observação foi destacada em uma coluna de opinião publicada pelo jornal Global Times no sábado (17/08/2024). O artigo sugere que a América Latina está ativamente buscando um novo equilíbrio dentro de um cenário geopolítico global em transformação, recomendando que a região adote um caminho independente para seu desenvolvimento.
O texto do Global Times menciona a política externa dos Estados Unidos, que historicamente tratou a América Latina como seu “quintal”, uma visão considerada ultrapassada pelo jornal. Refere-se à Doutrina Monroe e à “política do big stick” do presidente Theodore Roosevelt como exemplos de políticas que buscavam restringir a influência de outras potências na região e reforçar a intervenção americana.
O jornal observa que, em resposta a essas políticas, os países latino-americanos têm buscado diversificar suas relações diplomáticas e comerciais. Um exemplo citado é o Brasil, cujo presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem demonstrado interesse em estabelecer uma “parceria estratégica de longo prazo” com a China. O governo brasileiro está, segundo o Global Times, elaborando uma proposta para aderir à iniciativa Cinturão e Rota da Seda.
*Com informações da Sputnik News.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




