Um mapeamento inédito identificou 20,4 mil hectares de recifes de coral em águas rasas ao longo da costa leste do Brasil. Realizado pela equipe de mapeamento da Zona Costeira do MapBiomas, o estudo utilizou satélites com sensores óticos para detectar os ambientes marinhos formados por calcário de corais e algas, revelando uma concentração significativa desses ecossistemas na região.
A pesquisa, parte da Coleção 9 de mapas anuais de cobertura e uso da terra do MapBiomas, foi lançada nesta quarta-feira (21/08/2024) em Brasília. O estudo é preliminar e marca o início de um monitoramento contínuo que acompanhará fatores como a temperatura da água, o equilíbrio dos ecossistemas e os impactos das mudanças climáticas nos recifes de coral.
Cesar Diniz, pesquisador da equipe do MapBiomas, destacou que a ausência de grandes descargas sedimentares dos rios na costa leste brasileira permite que as águas sejam claras, com maior penetrabilidade à luz, fator que favorece a concentração de recifes de corais na região. Essa clareza das águas facilita a detecção e o estudo desses ecossistemas, essenciais para a biodiversidade marinha.
O monitoramento contínuo dos recifes de coral se tornou necessário devido ao aumento da temperatura média dos oceanos, o que tem causado o branqueamento e a morte desses organismos. Diniz ressaltou que um quarto de toda a vida marinha depende dos corais em algum momento de seu ciclo de vida, o que torna o acompanhamento das condições desses ecossistemas vital para a preservação dos serviços ecossistêmicos que beneficiam toda a sociedade.
O mapeamento identificou que 72% dos recifes de coral estão localizados em Unidades de Conservação Marinhas brasileiras. A principal unidade mapeada foi a Área de Proteção Ambiental (APA) Ponta da Baleia/Abrolhos, na zona costeira dos municípios de Alcobaça e Caravelas, no sul da Bahia, que corresponde a 33% dos ecossistemas identificados.
*Com informações da Agência Brasil.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




