Uma operação conjunta foi deflagrada nesta quinta-feira (22/08/2024) no Presídio de Itabuna, com o objetivo de desarticular lideranças de facções criminosas que atuavam na região sudoeste da Bahia. As facções eram responsáveis por comandar, de dentro da unidade prisional, crimes como homicídios e tráfico de drogas. As autoridades realizaram buscas e apreensões nas celas dos detentos identificados como líderes, visando interromper a influência e o domínio desses grupos.
As lideranças criminosas, mesmo presas, mantinham o controle de ações nas ruas, expandindo territórios e gerando instabilidade em Itabuna e em outras áreas da região. A operação, denominada ‘Operação Hegemonia’, contou com a participação de cerca de 100 policiais civis, militares e penais, além de dois promotores de Justiça. A ação foi coordenada pelo Ministério Público do Estado da Bahia, por meio dos Centro de Apoio Operacional de Segurança Pública (Ceosp) e Criminal (Caocrim), e pelas Secretarias de Administração Penitenciária (Seap) e Segurança Pública (SSP).
Participaram da operação os Grupos de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e de Atuação Especial na Execução Penal (Gaep) do Ministério Público, além do Grupamento Especializado em Operações Prisionais (Geop) da Seap. A Polícia Militar, através da Cipe Cacaueira, e a Polícia Civil, por meio do Deic e do Cati, também integraram a ação, assim como a Central de Monitoramento Eletrônico de Pessoas (CMEP).
Confira vídeo
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Tumblr (Opens in new window) Tumblr
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from rnal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




