O Hospital São Rafael, integrante da Rede D’Or, localizado em Salvador, sediou na última quinta-feira (22/08/2024), um encontro significativo na área de infectologia, que contou com a presença do renomado especialista em doenças infecciosas, David Uip. O evento reuniu membros de sua equipe, além de profissionais de destaque da Rede D’Or, com o objetivo de compartilhar informações sobre o cenário local de infectologia e discutir estratégias de controle de infecções. O encontro também visou o alinhamento de trabalhos futuros relacionados ao ensino e à pesquisa na área.
A coordenação do evento ficou a cargo de Carlos Cleverson, diretor nacional de Câmaras Técnicas da Rede D’Or, que conduziu as discussões ao lado das infectologistas do núcleo nacional de Infectologia D’Or, Ana Lúcia Munhoz e Tania Strabelli. O evento contou ainda com a participação de todos os infectologistas da Regional Bahia e dos diretores dos cinco hospitais que compõem a Rede D’Or no estado.
David Uip, que integrou a Rede D’Or no ano anterior ao assumir a diretoria nacional de Infectologia D’Or, desempenhou papel central nas discussões. Com vasta experiência na área, Uip é responsável por reorganizar as áreas de assistência, pesquisa e ensino em doenças infecciosas nos serviços da rede. Além de sua atuação na Rede D’Or, ele é professor livre-docente da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e reitor da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC).
Durante o encontro, Dra. Ana Verena Mendes, diretora médica do Hospital São Rafael, destacou a importância do evento para o alinhamento estratégico das perspectivas de desenvolvimento da infectologia em níveis regional e nacional. A integração entre os serviços de infectologia, controle de infecção hospitalar (CCIH) e microbiologia foi identificada como uma prioridade para o enfrentamento da resistência bacteriana e outros problemas de saúde pública relacionados às doenças infecciosas, que continuam sendo uma preocupação significativa no cenário pós-pandemia.
As discussões abordaram, entre outros pontos, a necessidade de reforçar as práticas de controle de infecções nos hospitais da rede, com foco em protocolos que possam ser aplicados de forma consistente e eficaz. A troca de experiências entre os especialistas presentes também foi um dos destaques do evento, proporcionando um ambiente propício para o desenvolvimento de soluções inovadoras e colaborativas na área de infectologia.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Tumblr (Opens in new window) Tumblr
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




