A Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP) alcançou a marca de 500 foragidos da Justiça capturados em 2024, por meio do Sistema de Reconhecimento Facial. As últimas três prisões ocorreram na segunda-feira (19/08/2024), envolvendo dois homicidas e um traficante, localizados em Salvador e na cidade de Irecê.
O Sistema de Reconhecimento Facial é operado na capital baiana e em outros 80 municípios da Região Metropolitana de Salvador (RMS) e do interior do estado. A tecnologia, integrada ao Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP) do Conselho Nacional de Justiça, é utilizada para identificar e capturar indivíduos procurados por crimes diversos, incluindo homicídio, tráfico de drogas, roubo, estupro, porte ilegal de arma de fogo, estelionato, e outros.
O secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, enfatizou a eficácia da tecnologia como ferramenta estratégica para as Forças Policiais e os Bombeiros. Werner destacou que as 500 capturas realizadas com o auxílio do Reconhecimento Facial ocorreram de forma objetiva, discreta e sem a necessidade de uso de armas de fogo.
Além de Salvador, o sistema foi responsável por prisões em diversas cidades, como Lauro de Freitas, Camaçari, Simões Filho, Dias D’Ávila, Feira de Santana, Ilhéus, Jequié, Itabuna, Vitória da Conquista, entre outras. A tecnologia também desempenhou um papel significativo durante grandes eventos na Bahia em 2024, como o Festival Virada Salvador, onde sete pessoas com mandados de prisão foram detidas, e no Carnaval, que resultou na captura de 36 foragidos. Durante as celebrações de São João, 15 indivíduos procurados foram identificados e presos.
O sistema de Reconhecimento Facial começou a ser utilizado em 2019, em locais de grande fluxo de pessoas e durante grandes eventos, contribuindo para o aumento da segurança pública e para a eficiência nas ações de captura de foragidos.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




