Anistiar crimes contra a Democracia é considerado inconstitucional por juristas

Juristas de destaque manifestaram sua posição sobre o Projeto de Lei da Anistia, atualmente em tramitação na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados. O PL propõe a anistia para os indivíduos condenados por atos ocorridos no dia 8 de janeiro de 2023, incluindo financiadores, incentivadores e organizadores desses eventos. Especialistas em direito apontam que a anistia de crimes contra a ordem democrática contraria os princípios constitucionais, que estabelecem que tais crimes são inafiançáveis e imprescritíveis.

Eloísa Machado de Almeida, doutora em direito pela Universidade de São Paulo (USP) e professora da FGV Direito de São Paulo, declarou que a aprovação do PL da Anistia poderia ser considerada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Ela argumenta que, embora a Constituição não mencione explicitamente a vedação da anistia para esses crimes, a coerência interna do texto constitucional sugere que tais crimes não devem ser passíveis de anistia. Esse entendimento é sustentado pela posição do ministro Dias Toffoli, que, ao julgar a inconstitucionalidade da graça concedida ao ex-deputado Daniel Silveira, questionou a compatibilidade de perdoar aqueles que atacam a ordem democrática com a preservação do estado democrático de direito.

O ex-deputado Silveira foi condenado a mais de oito anos de prisão por atentar contra o regime democrático, e a anistia concedida a ele pelo ex-presidente Jair Bolsonaro foi anulada pelo STF com base na incoerência de permitir perdão para crimes contra a ordem constitucional.

O artigo 5º da Constituição brasileira exclui da anistia crimes como tortura, tráfico de drogas, terrorismo e crimes hediondos. A posição de Toffoli é que essa vedação deve ser estendida a crimes contra a ordem democrática. Além disso, o PL da Anistia também é criticado por supostamente violar a separação dos Poderes, uma vez que o Congresso estaria invadindo a competência do Judiciário, conforme indicado pela jurista Tânia Maria de Oliveira, da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD). Oliveira argumenta que a concessão de anistia por parte do Congresso, enquanto os processos estão em andamento no STF, configura uma invasão das prerrogativas judiciais.

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, liderada pelo relator Rodrigo Valadares, argumenta que o PL visa a pacificação do país e a redução da polarização política. No entanto, o cientista político João Feres Júnior, professor do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (IESP-UERJ), acredita que a anistia poderia ter o efeito contrário, sinalizando que é possível atacar instituições democráticas sem sofrer consequências. Feres Júnior sugere que a proposta de anistia reflete uma estratégia política limitada, focada na absolvição de indivíduos envolvidos em tentativas de golpe.

A discussão em torno do PL da Anistia também envolve a interpretação dos eventos de 8 de janeiro de 2023. A jurista Eloísa Machado de Almeida critica a tentativa de minimizar os eventos como uma mera manifestação de expressão, argumentando que as investigações e ações penais revelam a estruturação de crimes contra instituições democráticas, com participação de figuras proeminentes e autoridades.

*Com informações da Agência Brasil.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Banner de Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.
Banner com tema Assine o JGB no Google.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading